O “ensaio teórico-crítico-experimental” de Roberto Corrêa dos Santos

Autores

  • Alberto Pucheu Universidade Federal do Rio Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20396/remate.v31i1-2.8636237

Palavras-chave:

Ensaio experimental. Teoria. Crítica.

Resumo

Dois livros abrem o que pode ser chamado de o terceiro momento da obra de Roberto Corrêa dos Santos: O livro fúcsia de Clarice Lispector e Luiza Neto Jorge, códigos de movimento. Momento poético-plástico-conceitual que demarca o que seu autor entende como uma literatura contemporânea por excelência, ou seja, o efeito, para ele principal, da dobra da escrita do agora ou do contemporâneo, que é o “ensaio teórico-crítico-experimental” ou o “ensaio-teoria-crítica-romance-poesia-conceito”. No ensinamento enquanto invenção e na invenção enquanto ensinamento, o que mais importa é criar uma indecidibilidade entre o ensaio e a ficção, uma inseparabilidade entre o ensaio e o poema, um desguarnecimento de fronteiras entre o ensaio, a ficção e o poema, entre o gesto e o conceito, entre o conceito e a imagem e o ritmo, entre a plasticidade e a escrita, entre o risco, o rabisco, o desenho, a foto, a fotocópia e a letra, para que, de dentro de uma escrita acadêmica ou teórica, com a provocação de uma necessidade da escrita a demandar novas sintaxes, novos ritmos, novos modos de estruturação do pensamento, possa-se “borrar uma tese universitária e propor uma semântica vital”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Pucheu, Universidade Federal do Rio Janeiro

Alberto Pucheu é professor de Teoria Literária do Programa de Pós-Graduação em Letras (Ciência da Literatura), da UFRJ, Bolsista de produtividade do CNPq e "Cientista de Nosso Estado" da FAPERJ. É autor, entre outros, de "Pelo Colorido, Para além do Cinzento" (ensaios, 2010) e "Giorgio Agambem, Poesia, Filosofia e Crítica" (2010)

Referências

SANTOS, Roberto Corrêa. A arte de ceder. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1992. (Poesia na UERJ).

SANTOS, Roberto Corrêa. Imaginação e traço. Belo Horizonte: Edições 2 Luas, 2000.

SANTOS, Roberto Corrêa. Luiza Neto Jorge, códigos de movimento (Rio de Janeiro: Ang Editora, 2004).

SANTOS, Roberto Corrêa. Literatura e difusão secreta. IN:Literatura e mídia. Organizado por Heidrun Krieger Olinto e Karl Erik Scholhammer. São Paulo: Edições Loyola/PUC-RJ, 2001.

SANTOS, Roberto Corrêa. Matéria e crítica. Rio de Janeiro: Sette Letras/Dublin, 2002. Coleção Escritas Universitárias.

SANTOS, Roberto Corrêa. Modos de saber, modos de adoecer; o Corpo, a Arte, o Estilo, a História, a Vida, o Exterior. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

SANTOS, Roberto Corrêa. Novas sobras. Poema publicado no Jornal Plástico Bolha, ano 6, nº29, 2010. p.16.

SANTOS, Roberto Corrêa. O campo expandido da crítica. Aula inaugural no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, da UFBA em 8 de setembro 2008. Transcrição da palestra cedida pelo autor.

SANTOS, Roberto Corrêa. O livro fúcsia de Clarice Lispector. Rio de Janeiro: Otti Editor, 2001.

SANTOS, Roberto Corrêa. Oswald; atos literários. Belo Horizonte: Edições 2 Luas, 2000.

SANTOS, Roberto Corrêa. Para uma teoria da interpretação; semiologia, literatura e interdisciplinaridade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989.

SANTOS, Roberto Corrêa. Perdão, Caio (assinado e datado) carta-a-quem-escreva. Rio de Janeiro: Ang Editoria, 2005.

SANTOS, Roberto Corrêa. Primeiras convulsões: últimas notas sobre o Grande Vidro. Vitória: Aquarius, 2006 (há uma Série 25/25 especial composta de Sobrepele, uma escultura em aço de 15x25cm, de Lucenne Cruz).

SANTOS, Roberto Corrêa. Sequer inferno, o outro. IN:Literatura e Cultura. Organização Heidrun Krieger Olinto e Karl Erik Scholhammer. São Paulo: Edições Loyola/PUC-Rio, 2003.

SANTOS, Roberto Corrêa. Talvez Roland Barthes em teclas: anotações de teoria da arte. Vitória: Editora Aquarius, 2005.

SANTOS, Roberto Corrêa. Tecnociências do poema: arte e transmitância. Rio de Janeiro: Elo, 2008.

SANTOS, Roberto Corrêa. Zeugma Livro dos rastros O que você sabe sobre a dor – sentenças impulso para a construção de obras artísticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Otti Editor, 2008.

SILVEIRA, Jorge Fernandes da. Aparelhando Luiza. Relâmpago; revista de poesia, Lisboa: Fundação Luís Miguel Nava, nº 18, abril de 2006, ano IX. p.37-58.

Downloads

Publicado

2012-08-20

Como Citar

PUCHEU, A. O “ensaio teórico-crítico-experimental” de Roberto Corrêa dos Santos. Remate de Males, Campinas, SP, v. 31, n. 1-2, p. 341–357, 2012. DOI: 10.20396/remate.v31i1-2.8636237. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8636237. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos