Banner Portal
O “ensaio teórico-crítico-experimental” de Roberto Corrêa dos Santos
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Ensaio experimental. Teoria. Crítica.

Cómo citar

PUCHEU, Alberto. O “ensaio teórico-crítico-experimental” de Roberto Corrêa dos Santos. Remate de Males, Campinas, SP, v. 31, n. 1-2, p. 341–357, 2012. DOI: 10.20396/remate.v31i1-2.8636237. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8636237. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumen

Dois livros abrem o que pode ser chamado de o terceiro momento da obra de Roberto Corrêa dos Santos: O livro fúcsia de Clarice Lispector e Luiza Neto Jorge, códigos de movimento. Momento poético-plástico-conceitual que demarca o que seu autor entende como uma literatura contemporânea por excelência, ou seja, o efeito, para ele principal, da dobra da escrita do agora ou do contemporâneo, que é o “ensaio teórico-crítico-experimental” ou o “ensaio-teoria-crítica-romance-poesia-conceito”. No ensinamento enquanto invenção e na invenção enquanto ensinamento, o que mais importa é criar uma indecidibilidade entre o ensaio e a ficção, uma inseparabilidade entre o ensaio e o poema, um desguarnecimento de fronteiras entre o ensaio, a ficção e o poema, entre o gesto e o conceito, entre o conceito e a imagem e o ritmo, entre a plasticidade e a escrita, entre o risco, o rabisco, o desenho, a foto, a fotocópia e a letra, para que, de dentro de uma escrita acadêmica ou teórica, com a provocação de uma necessidade da escrita a demandar novas sintaxes, novos ritmos, novos modos de estruturação do pensamento, possa-se “borrar uma tese universitária e propor uma semântica vital”.

https://doi.org/10.20396/remate.v31i1-2.8636237
PDF (Português (Brasil))

Citas

SANTOS, Roberto Corrêa. A arte de ceder. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1992. (Poesia na UERJ).

SANTOS, Roberto Corrêa. Imaginação e traço. Belo Horizonte: Edições 2 Luas, 2000.

SANTOS, Roberto Corrêa. Luiza Neto Jorge, códigos de movimento (Rio de Janeiro: Ang Editora, 2004).

SANTOS, Roberto Corrêa. Literatura e difusão secreta. IN:Literatura e mídia. Organizado por Heidrun Krieger Olinto e Karl Erik Scholhammer. São Paulo: Edições Loyola/PUC-RJ, 2001.

SANTOS, Roberto Corrêa. Matéria e crítica. Rio de Janeiro: Sette Letras/Dublin, 2002. Coleção Escritas Universitárias.

SANTOS, Roberto Corrêa. Modos de saber, modos de adoecer; o Corpo, a Arte, o Estilo, a História, a Vida, o Exterior. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

SANTOS, Roberto Corrêa. Novas sobras. Poema publicado no Jornal Plástico Bolha, ano 6, nº29, 2010. p.16.

SANTOS, Roberto Corrêa. O campo expandido da crítica. Aula inaugural no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, da UFBA em 8 de setembro 2008. Transcrição da palestra cedida pelo autor.

SANTOS, Roberto Corrêa. O livro fúcsia de Clarice Lispector. Rio de Janeiro: Otti Editor, 2001.

SANTOS, Roberto Corrêa. Oswald; atos literários. Belo Horizonte: Edições 2 Luas, 2000.

SANTOS, Roberto Corrêa. Para uma teoria da interpretação; semiologia, literatura e interdisciplinaridade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989.

SANTOS, Roberto Corrêa. Perdão, Caio (assinado e datado) carta-a-quem-escreva. Rio de Janeiro: Ang Editoria, 2005.

SANTOS, Roberto Corrêa. Primeiras convulsões: últimas notas sobre o Grande Vidro. Vitória: Aquarius, 2006 (há uma Série 25/25 especial composta de Sobrepele, uma escultura em aço de 15x25cm, de Lucenne Cruz).

SANTOS, Roberto Corrêa. Sequer inferno, o outro. IN:Literatura e Cultura. Organização Heidrun Krieger Olinto e Karl Erik Scholhammer. São Paulo: Edições Loyola/PUC-Rio, 2003.

SANTOS, Roberto Corrêa. Talvez Roland Barthes em teclas: anotações de teoria da arte. Vitória: Editora Aquarius, 2005.

SANTOS, Roberto Corrêa. Tecnociências do poema: arte e transmitância. Rio de Janeiro: Elo, 2008.

SANTOS, Roberto Corrêa. Zeugma Livro dos rastros O que você sabe sobre a dor – sentenças impulso para a construção de obras artísticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Otti Editor, 2008.

SILVEIRA, Jorge Fernandes da. Aparelhando Luiza. Relâmpago; revista de poesia, Lisboa: Fundação Luís Miguel Nava, nº 18, abril de 2006, ano IX. p.37-58.

Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. En virtud de que aparecen en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.