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O “ensaio teórico-crítico-experimental” de Roberto Corrêa dos Santos
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Palavras-chave

Ensaio experimental. Teoria. Crítica.

Como Citar

PUCHEU, Alberto. O “ensaio teórico-crítico-experimental” de Roberto Corrêa dos Santos. Remate de Males, Campinas, SP, v. 31, n. 1-2, p. 341–357, 2012. DOI: 10.20396/remate.v31i1-2.8636237. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8636237. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Dois livros abrem o que pode ser chamado de o terceiro momento da obra de Roberto Corrêa dos Santos: O livro fúcsia de Clarice Lispector e Luiza Neto Jorge, códigos de movimento. Momento poético-plástico-conceitual que demarca o que seu autor entende como uma literatura contemporânea por excelência, ou seja, o efeito, para ele principal, da dobra da escrita do agora ou do contemporâneo, que é o “ensaio teórico-crítico-experimental” ou o “ensaio-teoria-crítica-romance-poesia-conceito”. No ensinamento enquanto invenção e na invenção enquanto ensinamento, o que mais importa é criar uma indecidibilidade entre o ensaio e a ficção, uma inseparabilidade entre o ensaio e o poema, um desguarnecimento de fronteiras entre o ensaio, a ficção e o poema, entre o gesto e o conceito, entre o conceito e a imagem e o ritmo, entre a plasticidade e a escrita, entre o risco, o rabisco, o desenho, a foto, a fotocópia e a letra, para que, de dentro de uma escrita acadêmica ou teórica, com a provocação de uma necessidade da escrita a demandar novas sintaxes, novos ritmos, novos modos de estruturação do pensamento, possa-se “borrar uma tese universitária e propor uma semântica vital”.

https://doi.org/10.20396/remate.v31i1-2.8636237
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Referências

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