Banner Portal
Arcádia melodiosa no Brasil
PDF

Palavras-chave

Lírica. Poesia colonial brasileira. Análise de poesia.

Como Citar

MARQUES, P. Arcádia melodiosa no Brasil. Remate de Males, Campinas, SP, v. 37, n. 1, p. 59–82, 2017. DOI: 10.20396/remate.v37i1.8648221. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8648221. Acesso em: 1 mar. 2024.

Resumo

A lírica árcade modera as convenções clássicas. A máquina poético-retórica forjada a partir do século XVI, no XVIII, refunde-se numa estilização didática. Poeta e público pactuam a mediania culta, de alusões mitológicas e intertextuais, a figuras semânticas e construtivas, passando por ritmos e formas. Partilha-se a dicção afável ao espírito educado, nem erudito nem néscio. A lição horaciana do mesclar graça e utilidade dirige as composições, valoriza a ilustração deleitos

https://doi.org/10.20396/remate.v37i1.8648221
PDF

Referências

BAS, Julio. El rondó en sú acepción propia y en las diversas composiciones sinfónicas. In: BAS, Julio. Tratado de la forma musical. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1947, pp. 244-263.

BLUTEAU, Raphael. Vocabulário português e latino. Vol. 5. Lisboa: Oficina de Pascoal da Silva, 1716.

BOILEAU, Nicolas. A arte poética. Introdução, tradução e notas de Célia Berrettini. São Paulo: Perspectiva, 1979.

BRANDÃO, Roberto de Oliveira. As fontes da poesia. In: BRANDÃO, Roberto de Oliveira. Poética e poesia no Brasil (Colônia). São Paulo: Editora Unesp / Imprensa Oficial do Estado, 2001, pp. 47-63.

CANDIDO, Antonio. Poesia e música em Silva Alvarenga e Caldas Barbosa. In: CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira – Vol. I. Belo Horizonte / Rio de Janeiro: Itatiaia, 2000, pp. 130-143.

CANDIDO, Antonio. Uma aldeia falsa. In: CANDIDO, Antonio. Na sala de aula: caderno de análise literária. São Paulo: Editora Ática, 1995, pp. 20-37.

CARVALHO, Amorim de. Das estrofes e dos sistemas estróficos. In: CARVALHO, Amorim de. Tratado de versificação portuguesa. Coimbra: Almedina, 1991, pp. 91-130.

CASTIGLIONE, Baldassare. Segundo livro. In: CASTIGLIONE, Baldassare. O cortesão. Trad. Carlos Nilson Moulin Louzada. São Paulo: Martins Fontes, 1997, pp. 83-185.

COSTA, Claudio Manuel da. Obras; O parnaso obsequioso e obras poéticas – Poemas. In: COSTA, Claudio Manuel da. A poesia dos inconfidentes. Organização de Domício Proença Filho. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1996, pp. 307-345.

CURTIUS, Ernest Robert. A poesia como entretenimento. In: CURTIUS, Ernest Robert. Literatura europeia e idade média latina. Trad. Teodoro Cabral e Paulo Rónai. São Paulo: Hucitec / Edusp, 1996, pp. 583-584.

DIDEROT, Denis. O sobrinho de Rameau. Trad. Antonio Geraldo da Silva. São Paulo: Editora Escala, 2006.

FERREIRA, Maria do Rosário. Motivos naturalistas e configurações simbólicas na cantiga de amigo. In: FERREIRA, Maria do Rosário; LARANJINHA, Ana Sofia; MIRANDA, José Carlos Ribeiro (orgs.). Seminário Medieval – 2007-2008. Porto: Estratégias Criativas, 2009, pp. 205-217.

FREIRE, Francisco José. Do fim da poesia (Cap. 4). In: FREIRE, Francisco José. Arte poética ou regras da verdadeira poesia em geral... Lisboa: Oficina Patriarcal de Francisco Luís Ameno, 1759, pp. 26-30.

GONZAGA, Tomás António. Marília de Dirceu e mais poesia. Prefácio e notas M. Rodrigues Lapa. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1961.

HANSEN, João Adolfo. Ilustração católica, pastoral árcade e civilização. Oficina da Inconfidência, Ouro Preto, nº 10, 1999, pp.11-47.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. O ideal arcádico. In: HOLANDA, Sérgio Buarque de. Capítulos de literatura colonial. Organização e introdução Antonio Candido. São Paulo: Brasiliense, 2000, pp. 177-226.

HORÁCIO. Arte poética. Introdução, tradução e comentários R. M. Rosado Fernandes. Ed. bilíngue. Lisboa: Inquérito, 1984.

KIEFFER, Anna Maria (org.). Marília de Dirceu. São Paulo: Akron/Ministério da Cultura, 2000.

LOPES, Hélio. Cláudio, Ovídio e Lucano. In: BOSI, Alfredo. Letras de Minas e outros ensaios. São Paulo: Edusp, 1997, pp. 81-91.

LUCAS, Fábio. A musa iluminada dos poetas mineiros do século XVIII. In: LUCAS, Fábio. Luzes e trevas: Minas Gerais no século XVIII. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, pp. 11-22.

MERQUIOR, José Guilherme. O neoclassicismo. In: MERQUIOR, José Guilherme. De Anchieta a Euclides: breve história da literatura brasileira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1977, pp. 23-48.

MOISÉS, Massaud. Lira. In: MOISÉS, Massaud. Dicionário de Termos Literários. São Paulo: Cultrix, 1992, pp. 305-306.

NEVES, Inácio Parreiras. Oratória ao Menino Deus para a noite de Natal. In: NEVES, Inácio Parreiras. Américantiga Coro e Orquestra de Câmara. Música brasileira e portuguesa do século XVIII. Regente Ricardo Bernardes. Curitiba: Eldorado, 1998. 1 CD.

PÉCORA, Alcir. O amor da convenção. In: PÉCORA, Alcir. Máquina de gêneros. São Paulo: Edusp, 2001, pp. 189-202.

POLITO, Ronald. “Eu tenho um coração maior que o mundo”: o Amor, a poesia e o tempo em Marília de Dirceu. Inimigo Rumor, Rio de Janeiro nº 5, jul./dez. 1998, pp. 58-74.

SILVA ALVARENGA, Manuel Inácio da. Glaura: poemas eróticos. Belo Horizonte: Crisálida, 2003.

SILVA RAMOS, Péricles Eugênio da. Introdução. In: COSTA, Claudio Manuel da. Poemas. São Paulo: Cultrix, 1976, pp. 9-32.

SOUZA, Roberto Acízelo de. Os cursos de Letras no Brasil: passado, presente e perspectivas. Opiniães: Revista dos Alunos de Literatura Brasileira, São Paulo, v. 1, nº 4/5, 2014, pp. 13-26.

VERNEY, Luís António. Carta sétima. In: VERNEY, Luís António. Verdadeiro método de estudar... Valença: Oficina de Antonio Balle, 1746, pp. 215-275.

Licença Creative Commons
O periódico Remate de Males utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.