Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar os procedimentos formais utilizados pelo cineasta Michael Moore em seu filme Capitalismo: uma história de amor (Capitalism: A Love Story, EUA, 2009). A partir de um levantamento dos elementos estéticos e políticos que constituem a narrativa desse documentário, notamos que a linguagem ensaística dá forma à proposta central do filme: investigar a crise financeira de 2008 e suas causas e consequências na sociedade contemporânea.Referências
ADORNO, Theodor W. O ensaio como forma. In: Notas de literatura I. São Paulo: Editora 34, 2003, pp. 15-45.
BAZIN, André. A evolução da linguagem cinematográfica. In: O cinema: ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991, pp. 62-78.
BRECHT, Bertolt. A ópera dos três vinténs. In: Teatro completo em 12 volumes, v. 3. São Paulo: Paz e Terra, 1991.
CAPITALISMO: UMA história de amor. Direção de Michael Moore. Estados Unidos, Paramount Pictures, 2009. Filme (127 minutos). DVD. Título original: Capitalism: A Love Story.
CORRIGAN, Timothy. The Essay Film: from Montaigne, after Marker. New York: Oxford University Press, 2011.
MOORE, Michael. My New Movie: Capitalism a Love Story (trailer). Huffington Post. 20 set. 2009. Disponível em: http://www.huffingtonpost.com/michael-moore/trailer-michael-moores-ca_b_264794.html. Acesso em: 10 abr. 2017.
NICHOLS, Bill. Representing Reality: Issues and Concepts in Documentary. Bloomington: Indiana University Press, 1991.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005.
RUBY, Jay. The Image Mirrored: Reflexivity and the Focumentary Film. In: ROSENTHAL, A. (org.). New Challenges for Documentary. Berkeley: University of California Press, 1988, pp. 34-41.
WILLIAMS, Raymond. Marxism and Literature. New York: Oxford University Press, 1977.
O periódico Remate de Males utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.