Resumo
Este artigo é uma análise de “Chet Baker piensa en su arte: ficción crítica”, de Enrique Vila-Matas, texto que, como frequentemente acontece na obra do autor espanhol, apresenta-se como um híbrido entre ensaio e novela. Contudo, ainda pouco visitado pelos estudos literários, esse texto tem um status especial na obra de Vila-Matas, configurando-se como uma poética em forma de ficção: o autor põe em cena um crítico que está tentando criar um novo gênero literário, uma mistura entre o que ele chama de escrita “ilegível” e “legível”. Faço uma aproximação entre esses conceitos e três binômios propostos por Roland Barthes em diferentes momentos de sua obra, em Le degré zero de l’écriture, em S/Z, e, sobretudo, em La préparation du roman. Segundo a leitura que proponho de “Chet Baker...”, em uma operação de mise-en-abyme, Vila-Matas se autofigura como o autor que realiza a obra malograda por seu narrador na novela.Referências
BARTHES, Roland. Le degré zéro de l’écriture. In: Œuvres complètes, t. I. Livres, textes, entretiens, 1942-1961. Paris: Seuil, 2002a[1953].
BARTHES, Roland. S/Z. In: Œuvres complètes, t. III. Livres, textes, entretiens, 1968-1971. Paris: Seuil, 2002b[1970].
BARTHES, Roland. La préparation du roman. Cours au Collège de France, 1978-79 et 1979-80. Paris: Seuil, 2015.
GENETTE, Gérard. Seuils. Paris: Gallimard, 1987. (Col. Poétique)
HAMON, Philippe. Note sur la notion de norme et lisibilité en stylistique. In: Littérature. L’effet littéraire, n. 14, 1974, pp. 114-122.
LEJEUNE, Philippe. Le pacte autobiographique. Paris: Seuil, 1975. (Col. Poétique)
TRAITS ET Portraits (Collection). [Texto de apresentação da coleção]. Colette Fellous (org.). Mercure de France [Site]. Disponível em: http://www.mercuredefrance.fr/collection-Traits_et_portraits-21-1-1-0-1.html. Acesso em: out. 2017.
VILA-MATAS, Enrique. Bartleby y compañía. Barcelona: Anagrama, 2000.
VILA-MATAS, Enrique. Dublinesca. Barcelona: Seix Barral, 2010a.
VILA-MATAS, Enrique. Perder teorías. Barcelona: Seix Barral, 2010b.
VILA-MATAS, Enrique. Chet Baker piensa en su arte: ficción crítica. In: Chet Baker piensa en su arte. Barcelona: Debolsillo, 2011a, pp. 245-345.
VILA-MATAS, Enrique. Chet Baker pense à son art: fiction critique. Trad. André Gabastou. Paris: Mercure de France, 2011b. (Col. Traits et Portraits)
BERGONZONI, Gisela. Vila-Matas pense à son art: entre l’âme et la bête, entre La critique et le récit. In: PARISOT, Yolaine; PLUVINET, Charline (orgs.). Pour un récit transnational. La fiction au défi de l’histoire immédiate. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2016.
O periódico Remate de Males utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.