O “Black Ocean” azul

Autores

  • Ute Fendler University of Bayreuth

DOI:

https://doi.org/10.20396/remate.v38i1.8651341

Palavras-chave:

Kalapani. Oceano Índico. Coolitude.

Resumo

Na região do Oceano Índico é comum a imagem de uma paisagem paradisíaca com um mar azul. Mas no contexto das narrativas, o motivo do “kalapani”, o mar preto em hindi, está muito presente. Este artigo propõe-se reflectir sobre a utilização do oceano como metáfora a partir de uma estética da literatura, baseada em motivos oceânicos, nomeadamente a partir de trabalhos sobre a “poetização do mar” e “a poética do barco”. Nas ilhas do Oceano Índico de língua francesa, os escritores propõem conceitos novos para reflectir sobre a diversidade de ideias e de conceitos presentes nessas ilhas, como é o caso de Khal Torabully com o conceito “coolitude” e a ideia da identidade de “coral”. Este ensaio convida a algumas reflexões sobre esses conceitos, figurados nos romances de Nathacha Appanah, Ananda Devi (Ilhas Maurícias) e Carlos de Souza (Ilha da Reunião), que desenvolvem de maneira exemplar uma estética oceânica.

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Biografia do Autor

Ute Fendler, University of Bayreuth

Professora Titular de Literaturas Africanas na Universidade de Bayreuth, Alemanha.

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Publicado

2018-06-07

Como Citar

FENDLER, U. O “Black Ocean” azul. Remate de Males, Campinas, SP, v. 38, n. 1, p. 42–53, 2018. DOI: 10.20396/remate.v38i1.8651341. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8651341. Acesso em: 8 ago. 2022.