Banner Portal
O “Black Ocean” azul
PDF

Palavras-chave

Kalapani. Oceano Índico. Coolitude.

Como Citar

FENDLER, Ute. O “Black Ocean” azul. Remate de Males, Campinas, SP, v. 38, n. 1, p. 42–53, 2018. DOI: 10.20396/remate.v38i1.8651341. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8651341. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Na região do Oceano Índico é comum a imagem de uma paisagem paradisíaca com um mar azul. Mas no contexto das narrativas, o motivo do “kalapani”, o mar preto em hindi, está muito presente. Este artigo propõe-se reflectir sobre a utilização do oceano como metáfora a partir de uma estética da literatura, baseada em motivos oceânicos, nomeadamente a partir de trabalhos sobre a “poetização do mar” e “a poética do barco”. Nas ilhas do Oceano Índico de língua francesa, os escritores propõem conceitos novos para reflectir sobre a diversidade de ideias e de conceitos presentes nessas ilhas, como é o caso de Khal Torabully com o conceito “coolitude” e a ideia da identidade de “coral”. Este ensaio convida a algumas reflexões sobre esses conceitos, figurados nos romances de Nathacha Appanah, Ananda Devi (Ilhas Maurícias) e Carlos de Souza (Ilha da Reunião), que desenvolvem de maneira exemplar uma estética oceânica.
https://doi.org/10.20396/remate.v38i1.8651341
PDF

Referências

APPANAH, Nathacha. Rochers de poudre d’or. Paris: Gallimard, 2003.

APPANAH, Nathacha. Blue Bay Palace. Paris: Gallimard, 2004.

APPANAH, Nathacha. Tropique de la violence. Paris: Gallimard, 2016.

BACHMANN-MEDICK, Doris (Ed.). The Trans/National Study of Culture. A Transnational Perspective. Berlim: De Gruyter, 2014.

BADIOU, Alain. Le cinéma comme expérimentation philosophique. In: Alain Badiou: Cinéma. Textes rassemblés et présentés par Antoine de Baecque. Paris: Nova Éditions, 2010, pp. 323-374.

BERNABÉ, Jean; CHAMOISEAU, Patrick; CONFIANT, Raphael. Eloge de la Créolité. Paris: Gallimard, 1993[1989].

BRAGARD, Véronique. Transoceanic Dialogues: Coolitude in Caribbean and Indian Ocean Literatures. Frankfurt am Main: Lang, 2008.

CARPENTIER, Pierre. Khal Torabully, le poète mauricien à l’origine de la coolitude évoque Édouard Glissant. Disponível em: https://blogs.mediapart.fr/pierre-carpentier/blog/040216/khal-torabully-le-poete-mauricien-lorigine-de-la-coolitude-evoque-edouard-glissant. Acesso em: 29 dez. 2017.

CARTER, Marina; TORABULLY, Khal. Coolitude. An Anthhology of the Indian Labour Diaspora. Londres: Anthem Press, 2002.

DEVI, Ananda. Soupir. Paris: Gallimard, 2002.

DEVI, Ananda. Ève de ses décombres. Paris: Gallimard, 2006.

DOSORUTH, Sonia Dosoruth. La poétisation de la mer dans Les rochers de poudre d’or de Nathacha Appanah: une esthétisation de l’imaginaire? Les Cahiers du Grelcef (Coord. Rohini Bannerjee), “Les espaces divers de la coolitude”, n. 5, 2013, pp. 55-72.

FENDLER, Ute. “Indianité” in der Créolité – eine Minderheit in der Minderheit. In: KATTENBUSCH, Dieter (Ed.). Kulturkontakt und Sprachkonflikt in der Romania. Wien: Braumüller, 1997, pp. 111-126. (Col. Ethnos 50)

FENDLER, Ute. Créolité et Créolie – ou Créoli(t)é – deux concepts insulaires ou une théorie commune de la diversité culturelle. In: DION, Robert; LÜSEBRINK, Hans-Jürgen (Eds.). Ecrire en langue étrangère. Montréal: Nota Bene, 2002, pp. 185-205.

FENDLER, Ute. Fabulating the Indian Ocean – An Emerging Network of Imaginaries. In: MANN, Michael; PHAF-RHEINBERGER, Ineke (Eds.). Beyond the Line. Cultural Narrations of the Southern Oceans. Berlim: Neofelis, 2014, pp. 179-198.

GLISSANT, Edouard. Poétique de la relation (Poétique III). Paris: Gallimard, 1990.

GLISSANT, Edouard. Traité du tout-monde (Poétique IV). Paris: Gallimard, 1997.

GUPTA, Pamela. Some (not so) Lost Aquatic Traditions. Interventions, v. 16, n. 6, 2014, pp. 854-76.

HARROW, Kenneth W. Trash. African Cinema from Below. Bloomington/Indiana: Indiana UP, 2013.

LAKOFF, George; HANSON, Mark. Metaphors We Live by. Chicago: University of Chicago Press, 2003.

LIONNET, Françoise. Cosmoplitan or Creole Lives? Globalized Oceans, Insular Identities. In: The Known and the Uncertain. Creole Cosmopolitics of the Indian Ocean. Paris: L’Atelier d’Ecriture (Maurice), 2012, pp. 58-124.

PODDAR, Namrata. La poétique du bateau dans la fiction mauricienne. Itinéraires [on-line], 2009. Disponível em: http://itineraires.revues.org/276. Acesso em: 2 out. 2016.

SAM-LONG, Jean-Francois. De l’élégie à la créolie. St. Denis: Eds. Udir, 1989.

SOUZA, Carl de. Ceux qu’on jette à la mer. Paris: Editions de l’Olivier, 2001.

STAM, Robert. Hybridity and the Aesthetics of Garbage: The Case of Brazilian Cinema. Estudios Interdisciplinarios de América Latina y el Caribe, v. 9, n. 1, 2010[1997]. Disponível em: http://www7.tau.ac.il/ojs/index.php/eial/article/view/1091/1123.

TORABULLY, Khal. Chair corail, fragments coolies. Matoury: Ibis Rouge, 2006.

Licença Creative Commons
O periódico Remate de Males utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.