Resumo
Para manifestar as dualidades e os contrastes que marcam sua subjetividade e sua visão de mundo, Murilo Mendes realiza a sua poesia a partir de certos procedimentos e recursos configuradores de uma poética agônica. Ele faz vibrar na linguagem e na organização do verso o senso de tensão e de desarticulação que marca a experiência existencial e histórica em expressão no poema. Este texto aborda procedimentos artísticos recorrentemente empregados pelo poeta na realização dessa poética, bem como a relação entre esses recursos estilísticos e correntes da arte moderna: no que diz respeito ao verso, o complexo de cortes e justaposições a que ele é submetido, na linha de obras como a de Rimbaud; no plano da sonoridade e do ritmo, as dissonâncias, que lembram a música contrapontística e atonal do Dodecafonismo; e, quanto à imagem, a técnica da colagem oriunda do Surrealismo e o jogo contrastante entre elementos de realidades díspares que ela implica.
Referências
ADORNO, Theodor W. Teoria Estética. 2. ed. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 2008.
ADORNO, Theodor W. Filosofia da nova música. Trad. Magda França. São Paulo: Perspectiva, 2011.
ANDRADE, Mário de. A poesia em 1930. In: Aspectos da Literatura Brasileira. 5. ed. São Paulo: Martins, 1974, pp. 27-48.
ANDRADE, Mário de. A poesia em pânico. In: O empalhador de passarinho. 4. ed. São Paulo: Editora Itatiaia, 2002, pp. 49-56.
ANDRADE, Mário. A escrava que não é Isaura. In: Obra imatura. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013, pp. 224-335.
ARAÚJO, Laís Corrêa de. Murilo Mendes: ensaio crítico, antologia, correspondência. São Paulo: Perspectiva, 2000.
BENJAMIN, Walter. O surrealismo: o último instantâneo da inteligência europeia. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 8. ed. rev. São Paulo: Brasiliense, 2012, pp. 21-36. (Obras Escolhidas, Vol. 1)
BRADBURY, Malcolm; MCFARLANE, James (Org.). Modernismo: guia geral – 1890-1930. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
CAMPOS, Haroldo de. Murilo e o mundo substantivo. In: Metalinguagem e outras metas. Ensaios de Teoria e Crítica Literária. 4. ed. rev. e ampl. São Paulo: Editora Perspectiva, 1992, pp. 65-75.
CANDIDO, Antonio. Literatura e cultura de 1900 a 1945. In: Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 13. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2014, pp. 117-145.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Trad. Vera da Costa e Silva et al. 28. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2015.
EISENSTEIN, Serguei. O princípio cinematográfico e o ideograma. In: CAMPOS, Haroldo de (Org.). Ideograma: lógica, poesia, linguagem. Trad. Heloysa de Lima Dantas. São Paulo: Cultrix/Ed. da Universidade de São Paulo, 1977, pp. 163-185.
FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna: da metade do século XIX a meados do século XX. Trad. do texto Marise M. Curioni; trad. poesias Dora F. Silva. São Paulo: Duas Cidades, 1978.
GUIMARÃES, Júlio Castañon (Org.). Murilo Mendes: 1901-2001. Juiz de Fora: CEMM/ UFJF, 2001.
LINS, Álvaro. Murilo Mendes: o positivo e o negativo na originalidade. In: Os mortos de sobrecasaca: obras, autores e problemas da Literatura Brasileira – ensaios e estudos – 1940-1960. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1963, pp. 46-50.
MASSI, Augusto. Murilo Mendes: a poética do poliedro. In: PIZARRO, A. (Org.). América Latina: palavra, literatura e cultura. V. 3. São Paulo: Memorial; Campinas: Unicamp, 1995, pp. 319-333.
MENDES, Murilo. A poesia em pânico. In: Poesia completa e prosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997a[1936-1937], pp. 283-310.
MENDES, Murilo. As metamorfoses. In: Poesia completa e prosa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997b[1938-1941], pp. 311-371.
MENDES, Murilo. O visionário. In: Poesia completa e prosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997c[1930-1933], pp. 195-242.
MENDES, Murilo. Poemas. In: Poesia completa e prosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997d[1930], pp. 83-124.
MENDES, Murilo. A poesia e o nosso tempo. In: Antologia poética. São Paulo: Cosac Naify, 2014, pp. 248-256.
MENDES, Murilo. Microdefinição do autor. In: Poliedro: Roma 1965/1966. São Paulo: Companhia das Letras, 2017, pp. 9-12.
MERQUIOR, José Guilherme. Notas para uma muriloscopia. In: MENDES, Murilo. Poesia completa e prosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997, pp. 11-21.
MERQUIOR, José Guilherme. Murilo Mendes: ou a poética do visionário. In: Razão do poema: ensaios de crítica e de estética. 3. ed. São Paulo: É Realizações, 2013, pp. 71-90.
MORAES, Eliane Robert. O corpo impossível: a decomposição da figura humana de Lautréamont a Bataille. São Paulo: Fapesp: Iluminuras, 2002.
MOURA, Murilo Marcondes de. Murilo Mendes: a poesia como totalidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/Giordano, 1995.
PAZ, Octavio. El arco y la lira. In: Obras completas I. La casa de la presencia: poesía e historia. 2. ed. Barcelona: Galaxia Gutenberg/Círculo de lectores, 1999, pp. 35-361.
PEREIRA. Vera. Murilo Mendes: toda boa e autêntica poesia é de vanguarda. In: GUIMARÃES, Júlio Castañon (Org.). Murilo Mendes: 1901-2001. Juiz de Fora: CEMM/ UFJF, 2001, pp.: 114-116.
RIMBAUD, Arthur. A correspondência de Arthur Rimbaud. Trad. Alexandre Ribondi. Porto Alegre: L&PM Editores, 1983.
O periódico Remate de Males utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.