Resumo
O propósito deste artigo é investigar a maneira como Manuel Gusmão se assume como continuador da obra poética de Carlos de Oliveira, no livro A terceira mão, publicado em 2008. Para tanto, é preciso levar em consideração que o autor também atua como crítico literário, tendo se dedicado por anos ao estudo da obra de Carlos de Oliveira. Nesse sentido, vê-se que, ao expandir o universo da poesia do poeta da Gândara, o cenário mítico onde ambienta sua obra, Manuel Gusmão encontra como ponto de partida a ideia da mão, como uma espécie de hipótese, tendo em mente que há sempre a possibilidade de alternativas várias. Assim sendo, a partir da discussão acerca dos versos do poema “A terceira mão de Carlos de Oliveira”, este texto investigará a maneira como o universo poético de outro autor pode ser expandido, especialmente quando se leva em consideração o esforço empregado por Manuel Gusmão em seu procedimento para continuar os aspectos centrais de Finisterra: paisagem e povoamento (1978), última narrativa publicada por Carlos de Oliveira.
Referências
BARTHES, Roland. O rumor da língua. Trad. Mario Laranjeira. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.
BORGES, Jorge Luis. Borges oral & sete noites. Trad. Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Trad. Cleonice P. B. Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
EIRAS, Pedro. Retrato de Manuel Gusmão enquanto poeta na polis. Revista do CESP, Belo Horizonte, v .25, n. 2, 2015, pp. 25-39.
LIMA, Marleide Anchieta de. Uma câmera no corpo da linguagem: a poética cinematográfica de Manuel Gusmão. 2015. 265 f. Tese (Doutorado em Literatura Comparada) – Faculdade de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.
GUSMÃO, Manuel. Da literatura enquanto construção histórica. In: GUSMÃO, Manuel; BUESCU, Helena; DUARTE, João Ferreira (Orgs.). Floresta encantada: novos caminhos da literatura comparada. Lisboa: Dom Quixote, 2001.
GUSMÃO, Manuel. Finisterra. O trabalho do fim: reCitar a origem. Coimbra: Ângelus Novus, 2009.
GUSMÃO, Manuel. Tatuagem & palimpsesto: da poesia em alguns poetas e poemas. Lisboa: Assírio & Alvim, 2010.
GUSMÃO, Manuel. Uma razão dialógica: ensaios sobre literatura, a sua experiência do humano e a sua teoria. Lisboa: Editorial “Avante! ”, 2011.
GUSMÃO, Manuel. Contra todas as evidências: poemas reunidos I. Lisboa: Editorial “Avante! ”, 2013a.
GUSMÃO, Manuel. Contra todas as evidências: poemas reunidos III. Lisboa: Editorial “Avante! ”, 2013b.
GUSMÃO, Manuel. Contra todas as evidências: poemas reunidos II. Lisboa: Editorial “Avante! ”, 2014.
MAGALHÃES, Isabel Allegro de. Música e migrações do fogo. Gubaidulina, Mahler e Bach – Notas para um comentário. In: BUESCU, Helena Carvalhão; BASÍLIO, Kelly Benoudis (Orgs.). Poesia e arte. A arte da poesia. Homenagem a Manuel Gusmão. Lisboa: Editorial Caminho, 2008, pp. 125-142.
MARTELO, Rosa Maria. Carlos de Oliveira e a referência em poesia. Campo das Letras: Porto, 1998.
MARTELO, Rosa Maria. Manuel Gusmão – brevíssimo retrato em forma de alfabeto. Revista do CESP, Belo Horizonte, v. 35, n. 53, 2015a, pp. 11-24.
MARTELO, Rosa Maria. Livros, filmes, metalepses. In: ROWLAND, Clara; BÉRTOLO, José (Orgs.). A escrita do cinema: ensaios. Lisboa: Documenta, 2015b.
OLIVEIRA, Carlos de. O aprendiz de feiticeiro. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1995.
OLIVEIRA, Carlos de. Trabalho poético. Lisboa: Assírio & Alvim, 2003a.
OLIVEIRA, Carlos de. Finisterra: paisagem e povoamento. Lisboa: Assírio & Alvim, 2003b.
O periódico Remate de Males utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.