Música e sons segundo Pasolini

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/remate.v40i2.8660708

Palavras-chave:

Pasolini, Musicalidade poética, Realidade, Paisagem sonora na literatura

Resumo

Desde a sua estreia, Pasolini mostrou depositar uma grande confiança na música e nos sons, considerando-os instrumentos essenciais à expressão e até mesmo, já na época da revolução antropológica, similares a ações da realidade. Assim ele escreveu em sua autobiografia em versos, intitulada “Poeta delle Ceneri” (1966-1967): “[...] eu queria ser escritor de música [...] a única ação expressiva,/ talvez, alta e indefinível quanto as ações da realidade” (PASOLINI, 2015c, p. 1.288). A partir dessa confissão, o presente ensaio indaga – por meio de uma aproximação interdisciplinar que perpassa a produção poética, literária, cinematográfica e as reflexões ensaísticas de Pasolini – a origem de seu pensamento sonoro e as bases sobre as quais se sustentou a relação entre experiência, a qual transita também a partir da escuta, e formas de arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Calabrese, Universidade La Sapienza de Roma

Doutora em História e Análise de Culturas Musicais pela Universidade La Sapienza de Roma, Itália.

Cláudia Tavares Alves (Trad.), Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Teoria e História Literária, IEL-Universidade Estadual de campinas.

Maria Betânia Amoroso (Trad.), Universidade Estadual de Campinas

Professora Colaboradora do Departamento de Teoria e História Literária do Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Brasil.

Referências

ARQUIVO CONTEMPORÂNEO “Alessandro Bonsanti”, do Gabinete G. P. Vieusseux de Florença, Itália.

CALABRESE, Claudia. Pasolini e la musica, la musica e Pasolini: Correspondances. Treviso: Diastema Studi e Ricerche, 2019.

PASOLINI, Pier Paolo. Poesie a Casarsa. Bolonha: Libreria Antiquaria Mario Landi, 1942.

PASOLINI, Pier Paolo. Le ceneri di Gramsci. Milão: Garzanti, 1957.

PASOLINI, Pier Paolo. Giro a vuoto. Milão: All’insegna del Pesce d’Oro, 1960.

PASOLINI, Pier Paolo. [Entrevista a Enzo Biagi]. [Programa televisivo Terza B facciamo l’appello]. 1971. Rai Teche [site]. Disponível em: http://www.teche.rai.it/2017/03/enzo-biagi-e-pierpaolo-pasolini-un-confronto/. Acesso em: 10 maio 2020.

PASOLINI, Pier Paolo. Pasolini lettere (1940-1954). Org. Nico Naldini. Turim: Einaudi, 1986.

PASOLINI, Pier Paolo. Per il cinema. Org. Walter Siti e Franco Zabagli. 2 vols. 1. ed. Milão: Mondadori, 2001. (Coleção I Meridiani)

PASOLINI, Pier Paolo. Romanzi e racconti. Org. Walter Siti e Silvia De Laude. Vol. I. 7. ed. Milão: Mondadori, 2006. (Coleção I Meridiani)

PASOLINI, Pier Paolo. Saggi sulla letteratura e sull’arte. Org. Walter Siti. Vol. 1. 3. ed. Milão: Mondadori, 2008a. (Coleção I Meridiani)

PASOLINI, Pier Paolo. Saggi sulla letteratura e sull’arte. Org. Walter Siti. Vol. 2. 3. ed. Milão: Mondadori, 2008b. (Coleção I Meridiani)

PASOLINI, Pier Paolo. Romanzi e racconti. Org. Walter Siti e Silvia De Laude. Vol. II. 7. ed. Milão: Mondadori, 2013. (Coleção I Meridiani)

PASOLINI, Pier Paolo. Poemas: Pier Paolo Pasolini. Trad. Maurício Santana Dias. Org. Alfonso Berardinelli e Maurício Santana Dias. São Paulo: Cosac Naify, 2015a.

PASOLINI, Pier Paolo. Tutte le poesie. Org. Walter Siti. Vol. I. 3. ed. Milão: Mondadori, 2015b. (Coleção I Meridiani)

PASOLINI, Pier Paolo. Tutte le poesie. Org. Walter Siti. Vol. II. 3. ed. Milão: Mondadori, 2015c. (Coleção I Meridiani)

PASOLINI, Pier Paolo; BACHMANN, Gideon. Pier Paolo Pasolini, Polemica Politica Potere: conversazioni con Gideon Bachmann. Org. Riccardo Costantini. Milão: Chiarelettere, 2015.

Downloads

Publicado

2020-11-30

Como Citar

CALABRESE, C. .; ALVES (TRAD.), C. T.; AMOROSO (TRAD.), M. B. . Música e sons segundo Pasolini. Remate de Males, Campinas, SP, v. 40, n. 2, p. 443–471, 2020. DOI: 10.20396/remate.v40i2.8660708. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8660708. Acesso em: 8 mar. 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)