Banner Portal
Sobre Deus, a solitude e o caminho
PDF

Palavras-chave

Escrita de si
Correspondências
Literatura
Música

Como Citar

NATHANAILIDIS, Andressa. Sobre Deus, a solitude e o caminho: o processo criativo-emocional de "Pequenos Funerais Cantantes", nas correspondências de José Antônio de Almeida Prado a Hilda Hilst. Remate de Males, Campinas, SP, v. 43, n. 1, p. 213–232, 2023. DOI: 10.20396/remate.v43i1.8670678. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8670678. Acesso em: 24 maio. 2024.

Resumo

O artigo apresenta um estudo acerca da correspondência enviada pelo compositor José Antônio de Almeida Prado (1943-2010) para a escritora Hilda Hilst (1930-2004). São abordadas seis correspondências sobre a elaboração e recepção de Pequenos Funerais Cantantes ao poeta Carlos Maria de Araújo, cantata concebida a partir do poema homônimo de Hilst, em homenagem ao poeta Carlos Maria de Araújo. A pesquisa baseou-se no levantamento documental e revisão bibliográfica. Tem o objetivo de promover o resgate documental necessário ao registro histórico-mnemônico referente aos supracitados artistas e suas produções; além de apresentar uma leitura crítica acerca deste material. As cartas transcritas neste estudo, em seus originais, se encontram no Centro de Documentação “Alexandre Eulálio”, do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (CEDAE/ IEL/ Unicamp). Para viabilizar a pesquisa, optou-se por uma abordagem teórico-metodológica inicial acerca da escrita de si e das correspondências. Dentre os autores presentes estão: Michel Foucault (1992); Silviano Santiago (2006) e Elizabeth Duque-Estrada (2009).

https://doi.org/10.20396/remate.v43i1.8670678
PDF

Referências

ALIGHIERI, Dante. A divina comédia. Trad., pref. e notas prévias de Hernâni Donato; ilustrações de Gustavo Doré. São Paulo: Abril Cultural, 1981.

ALMEIDA PRADO, José Antônio de. Rev. Bras. Psicanálise, São Paulo, v. 41, n. 2, jun. 2000, pp. 15-26. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0486-641X2007000200002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 11 jan. 2021.

BEM, Jeanne. O estatuto literário da carta. [Le Statut littéraire de Génesis]. Trad. Cláudio Hiro. Révue Internationale de Critique Genétique, Paris, n. 13, 1999, pp. 113-115.

CARTER, Michelle. Abiding Loneliness: An Existential Perspective. Illinois: Park Ridge Center, 2000. Disponível em: <https://www.philosophicalsociety.com/archives/park%20ridge%20center%20essay.htm>. Acesso em: 5 jul. 2023.

CESAR, Constança Marcondes. Dora Ferreira da Silva: caminhos em direção ao Sagrado. Revista Portuguesa de Filosofia, v. 67, n. 2, 2011, pp. 289-303. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/41803901>. Acesso em: 10 ago. 2022.

CHARTIER, Roger (Org.). História da vida privada, 3: da Renascença ao Século da Luzes. Trad. Hildegard Feist. São Paulo: Cia. das Letras, 1991, pp. 211-219.

CHARTIER, Roger. À beira da falésia. Porto Alegre: UFRGS, 2003.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 11. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003.

EXPOSIÇÃO CARLOS Maria de Araújo (1921-1962). Disponível em: <https://cedae.iel.unicamp.br/Exposicoes/Expo_JSena/araujo.html>. Acesso em: 10 ago. 2022.

FOLGUEIRA, Laura; DESTRI, Luisa. Eu e não a outra: a vida intensa de Hilda Hilst. Tordesilhas: São Paulo, 2018.

FLORENCIO, Sergio. Os mexicanos. São Paulo: Contexto, 2014.

FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: O que é um autor? Lisboa: Passagens, 1992, pp. 129-160.

GAY, Peter. O coração desvelado: a experiência burguesa da rainha Vitória a Freud. Trad. Sérgio Bath. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

GOMES, Ângela de Castro. Em família: a correspondência de Oliveira Lima e Gilberto Freyre. Campinas: Mercado de Letras, 2005.

PRADO, José Antônio de Almeida. [Cartas para Hilda de Almeida Prado Hilst.] Acervo Hilda Hilst. Centro de Documentação Alexandre Eulálio, do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Cedae/IEL/Unicamp).

KAUFMANN, Vincent. L’Équivoque épistolaire. Paris: Minuit, 1990.

KLINGER, Diana Irene. A escrita de si: o retorno do autor. In: Escrita de si, escrita do outro: o retorno do autor e a virada etnográfica.

Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007, pp. 10-52.

LEJEUNE, Philippe. A quem pertence uma carta? In: NORONHA, Jovita M. G. (Org.). O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Trad. Jovita M. G. Noronha e Maria I. C. Guedes. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2014, pp. 251-254.

MANSUR, Luci Helena Baraldo. Solidão-solitude: passagens femininas do estado civil ao território da alma. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2006. Disponível em: <https://repositorio.usp.br/single.php?_id=001543761>. Acesso em: 10 ago. 2022.

MORAES, Marcos Antonio de (Org.). Correspondência Mário de Andrade e Manuel Bandeira. São Paulo: Edusp, 2001.

MORAES, Marcos Antonio de. Epistolografia e crítica genética. Cienc. Cult., São Paulo, v. 59, n. 1, jan./mar. 2007. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252007000100015>. Acesso em: 13 jan. 2021.

MOREIRA, Adriana Lopes Cunha. A poética nos 16 Poesilúdios para piano de Almeida Prado: análise musical. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Unicamp, Campinas, 2002. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284871>. Acesso em: 10 jan. 2021.

PEIXOTO, Valéria (Org.). Almeida Prado: catálogo de obras. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música, 2016. Disponível em: . Acesso em: 3 ago. 2022.

SANTIAGO, Silviano. Suas cartas, nossas cartas. In: Ora (direis) puxar conversa! Ensaios Literários. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

SCARDUELLI, Fabio. A produção para violão de Almeida Prado. Disponível em: <http://www.embap.pr.gov.br/arquivos/File/simposio/violao2008/palestras/1-fabio_scarduelli.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2021.

TAFFARELO, Tadeu Moraes et al. A invenção sonora d’os Pequenos funerais cantantes ao poeta Carlos Maria de Araújo de Hilda Hilst por Almeida Prado. Opus, Revista Eletrônica da Anppom, v. 22, n. 2, 2016. Disponível em: <https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/379/385>. Acesso em: 10 jan. 2021.

TAFFARELO, Tadeu Moraes et al. Análise musical de “Corpo de Fogo”, primeira parte dos Pequenos funerais cantantes (1969) de Almeida Prado. In: Congresso da Anppom, XXV, 2016, Vitória-ES. Anais… Vitória, 2016. Disponível em: <https://anppom.org.br/congressos/anais/anteriores/>. Acesso em: 5 jul. 2023.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Licença Creative Commons

Downloads

Não há dados estatísticos.