Banner Portal
Oscar Wilde glam rocker – Ou, uma revisão de literatura sobre o lugar de Wilde na teoria queer
PDF

Palavras-chave

Estudos Queer
Estudos Gays
Oscar Wilde

Como Citar

SANTOS, Andrio J. R. dos. Oscar Wilde glam rocker – Ou, uma revisão de literatura sobre o lugar de Wilde na teoria queer. Remate de Males, Campinas, SP, v. 43, n. 2, 2023. DOI: 10.20396/remate.v43i2.8670948. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8670948. Acesso em: 27 abr. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

A tumba de Wilde, no cemitério Père-Lachaise, em Paris, encontra-se envolta por uma redoma de vidro, instalada com o objetivo de manter o monólito concebido por Jacob Epstein a salvo das bocas insolentes que insistiam em deixar-lhe marcas de batom. Esse ímpeto de preservar o passado, e um passado heteronormativo, diz muito sobre a própria crítica literária, que, durante décadas, esquivou-se da faceta queer da obra de Wilde. Neste ensaio, realizo uma revisão de literatura sobre a crítica de Wilde, apontando impasses e omissões no que diz respeito ao tratamento de sua obra e biografia, principalmente no que tange a questões homoafetivas. Apresento algumas querelas que dividiram os estudos gays e queer em sua abordagem inicial de Wilde, menciono desdobramentos críticos relativos à obra e biografia do autor, sobretudo relacionados a estudos sobre o fin de siècle e a relação do período com políticas sexuais modernas, e encerro com comentários críticos sobre os filmes Wilde (1997) e Velvet Goldmine (1998), que exemplificam as abordagens distintas da imagem do autor.

https://doi.org/10.20396/remate.v43i2.8670948
PDF

Referências

BERGONZI, Bernard. Aspects of the Fin de Siècle. In: POLLARD, Arthur. The Penguin History of Literature: The Victorians. New York: Viking 1993, pp. 279-292.

BUCKLEY, Jerome Hamilton. The Victorian Temper: A Study in Literary Culture. New York: Random House, 1951.

COHEN, Ed. Talk on the Wilde Side: Towards a Genealogy of Discourse on Male Sexualities. New York: Routledge, 1993.

CROFT-COOKE, Rupert. Feasting with Panthers: A New Consideration of Some Late Victorian Writers. New York: Holt Rinehart/Winston, 1967.

DELLAMORA, Richard. Representation and Homophobia in The Picture of Dorian Gray. Victorian Newsletter, v. 31, n. 3, Spring 1988, p. 28-31.

DELLAMORA, Richard. Masculine Desire: The Sexual Politics of Victorian Aestheticism. Chapel Hill: University of North Carolina, 1990.

ELLMANN, Richard. Oscar Wilde. New York: Knopf, 1988.

FINCHER, Max. Queering Gothic in the Romantic Age: The Penetrating Eye. New York: Palgrave Macmillan, 2007.

FISCHER, Erns. Art Against Ideology. Trad. Anna Bostock. London: Penguin, 1969.

FOUCAULT, Michel. The History of Sexuality. Volume I: An Introduction. Trad. Robert Hurley. New York: Pantheon Books, 1978.

FONE, Byrne. A Road to Stonewall: Homosexuality and Homophobia in British and American Literature, 1750-1969. New York: Twayne, 1995.

GEE, Stephen. Gay Activism. In: Gay Left Collective (Ed.). Homosexuality: Power and Politics. London: Allison and Busby, 1980, pp. 337-347.

GILMAN, Richard. Decadence: The Strange Life of an Epithet. New York: Farrar, Straus, and Co., 1979.

GORDON, Jan B. Decadent Spaces: Notes for a Phenomenology of the Fin De Siècle. In: FLETCHER, Ian. Decadence and the 1890s. New York: Holmes and Meier, 1979, pp. 53-88.

HAYNES, Todd. Director’s Statement. In: Velvet Goldmine. London: Faber and Faber Ltd., 1998a, pp. 75-76.

HAYNES, Todd. Roteiro para Velvet Goldmine. In: Velvet Goldmine. London: Faber and Faber Ltd., 1998b, pp. 16-73.

HEWITT, Andrew. Political Inversions. Stanford, CA: Stanford University Press, 1996.

KAYE, Richard. Gay Studies/Queer Theory and Oscar Wilde. New York: Palgrave Macmillan, 2004.

MCCARTHY, Mary. The Unimportance of Being Oscar. In: Theater Chronicles: 1937-1962. New York: Farrar, Straus, and Co., 1963.

PIERROT, Jean. The Decadent Imagination, 1880-1900. Chicago: University of Chicago Press, 1981.

RODITI, Edouard. Oscar Wilde. New York: New Directions, 1986.

SEDGWICK, Eve Kosofsky. Epistemology of the Closet. Los Angeles: University of California Press, 1990.

SEDGWICK, Eve Kosofsky. Between Men: English Literature and Male Homosexual Desire. New York: Columbia University Press, 2015.

SHOWALTER, Elaine. Sexual Anarchy – Gender and Culture at the Fin de Siècle. New York: Viking Penguin, 1990.

SMALL, Ian. Oscar Wilde: Recent Research. Greensboro: ELT Press, 2000.

TÓIBÍN, Colm. Love in a Dark Time, and Other Explorations of Gay Lives and Literature. New York: Scribner, 2002.

UPDIKE, John. More Matter. New York: Alfred Knopf, 1999.

VELVET GOLDMINE. Direção e roteiro de Todd Haynes. Produção: Christine Vachon, Michael Stipe. Estados Unidos, Killer Films, 1998. Filme (123min). HBO Max.

WEIR, David. Decadence and the Making of Modernism. Amherst: University of Massachusetts Press, 1995.

WILDE. Direção de Brian Gilbert. Roteiro de Julian Mitchell. Produção: Marc Samuelson, Peter Samuelson. Inglaterra, BBC Films, 1997. Filme (118min). HBO Max.

WILDE, Oscar. The Picture of Dorian Gray (1890). In: FRANKEL, Nicholas (Ed.). Oscar Wilde: The Uncensored Picture of Dorian Gray. Londres: Cambridge University Press, 2012, pp. 55-235.

WILSON, Edmund. Oscar Wilde: One Must Always Seek What is Most Tragic. In: Classics and Contemporaries: A Literary Chronicle of the Forties. New York: Farrar, Straus, and Co., 1950, pp. 331-342.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Licença Creative Commons

Downloads

Não há dados estatísticos.