Abstract
-References
AZEVEDO, Artur e MOREIRA SAMPAIO. “O mandarim”, in: O teatro de Artur Azevedo, Rio de Janeiro: INACEN, v. 2, 1985a. pp. 213-276.
AZEVEDO, Artur, “O bilontra”, in: O teatro de Artur Azevedo, Rio de Janeiro: INACEN, v. 2, 1985b. pp.289-370.
AZEVEDO, Artur, O tribofe, Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Fundação Casa de Rui Barbosa, 1986.
AZEVEDO, Artur, “Mercúrio”, in: O teatro de Artur Azevedo, Rio de Janeiro: INACEN, v. 3, 1987a. pp.161-238.
AZEVEDO, Artur, “A fantasia”, in: O teatro de Artur Azevedo, Rio de Janeiro: INACEN, v. 4, 1987b. pp.227-312.
CHIARADIA, Maria Filomena Vilela, A companhia de revistas e burletas do Teatro São José: a meninados-olhos de Paschoal Segreto, Rio de Janeiro, 1997. Dissertação (Mestrado em Teatro) Escola de Teatro da UNI-RIO. CORNEJO POLAR, Antonio, O condor voa. Literatura e cultura latino-americanas, Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000.
CUNHA, Maria Clementina Pereira, Ecos da folia: uma história social do carnaval carioca entre 1880 e 1920, São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
DUARTE, Regina Horta, Noites circenses: espetáculos de circo e teatro em Minas Gerais no século XIX, Campinas, SP: Ed. UNICAMP, 1995.
GOMES CARDIM, O bilontra. Dança dos negros. Jongo do 3º acto, S.l.: s.n., s.d. 1 partitura (3 p.). Piano e canto.
NEEDELL, Jeffrey D., Belle époque tropical: sociedade e cultura de elite no Rio de Janeiro na virada do século, São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
ORTIZ, Graciela Raquel, “Heterogeneidade” in: FIGUEIREDO, Eurídice (org.), Conceitos de literatura e cultura, Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2005. 143-162.
ORTIZ, Renato, Cultura e modernidade. A França no século XIX, São Paulo: Brasiliense, 1991.
ROCHA JUNIOR, Alberto Ferreira da, Teatro brasileiro de revista: de Artur Azevedo a São João del-Rei, São Paulo. 2002. Tese ( Doutorado em Artes) USP. SEVCENKO, Nicolau, Literatura como missão: tensões e criação cultural na Primeira República, São Paulo: Brasiliense, 1999.
TINHORÃO, José Ramos, Pequena história da música popular (da modinha à canção de protesto), Petrópolis: Vozes, 1974.
VELLOSO, Mônica Pimenta, As tradições populares na Belle Époque carioca, Rio de Janeiro: Funarte, 1988.
VENEZIANO, Neyde, Não adianta chorar! Teatro de revista brasileiro... Oba!, Campinas, SP: Ed. UNICAMP, 1996.
VENEZIANO, Neyde, O teatro de revista no Brasil. Dramaturgia e convenções, Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1991.
ZUMTHOR, Paul, A letra e a voz: a “literatura” medieval, São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
O periódico Remate de Males utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.