Banner Portal
Hartwig Burchard
PDF

Palavras-chave

Hartwig Burchard
Poesia e artes visuais
Escritura do desejo.

Como Citar

STIGGER, Veronica. Hartwig Burchard: poeta de vários mundos. Remate de Males, Campinas, SP, v. 39, n. 1, p. 228–245, 2019. DOI: 10.20396/remate.v39i1.8654418. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8654418. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Na história da arte recente, o alemão, naturalizado brasileiro, Hartwig Burchard (1920-2014) permaneceu obscurecido ao longo das últimas décadas, ainda que tivesse exposto, no passado, em instituições como o MASP, o Museu de Arte Moderna, ambos em São Paulo, e o Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, além de ter obras em importantes acervos nacionais e internacionais. A ideia, neste artigo, é mostrar como sua obra, a partir da observação de uma estreita relação entre palavra e imagem, poesia e artes visuais, se mantém extremamente contemporânea, estabelecendo diálogos com o que de mais intenso se estava produzindo nas artes plásticas brasileiras e estrangeiras de cada momento de sua trajetória e também de transformar este diálogo em algo ainda vivo no futuro – o nosso presente.

https://doi.org/10.20396/remate.v39i1.8654418
PDF

Referências

BARDI, P. M. Burchard: série de monotipias de gravura. São Paulo: MASP, 1976.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1987.

BARTHES, Roland. Cy twombly ou non multa sed multum. In: O óbvio e o obtuso. Trad. Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990a, pp. 143-160.

BARTHES, Roland. Sabedoria da arte. In: O óbvio e o obtuso. Trad. Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990b, pp. 161-175.

BURCHARD, Hartwig. A vida. In: Burchard no MASP. São Paulo: MASP, 1985a, [s.p.].

BURCHARD, Hartwig. O trabalho criativo. In: Burchard no MASP. São Paulo: MASP, 1985b, [s.p.].

BURCHARD, Hartwig. Uma chave para a obra. Datiloscrito, 10 dez. 1991, [s.p.]. Acervo de Lore Sophie Hacker.

BURCHARD, Hartwig. Sem título [EM]. 1998a. 1 Monotipia sobre papel, color., 75 x 106,5 cm. Acervo de Lore Sophie Hacker.

BURCHARD, Hartwig. Sem título [FB]. 1998b. 1 Monotipia sobre papel, color., 75 x 106,5 cm. Acervo de Lore Sophie Hacker.

BURCHARD, Hartwig. Sem título [AZ]. 1999a. 1 Monotipia sobre papel, color., 75 x 106,5 cm. Acervo de Lore Sophie Hacker.

BURCHARD, Hartwig. Sem título [EB]. 1999b. 1 Monotipia sobre papel, color., 75 x 106,5 cm. Coleção Lore Sophie Hacker. Acervo de Lore Sophie Hacker.

BURCHARD, Hartwig. Sem título [EM]. 1999c. 1 Monotipia sobre papel, color., 75 x 106,5 cm. Acervo de Lore Sophie Hacker.

BURCHARD, Hartwig. Sem título [ES]. 1999d. 1 Monotipia sobre papel, color., 75 x 106,5 cm. Acervo de Lore Sophie Hacker.

FRANCHETTI, Paulo (Org.). Haikai – Antologia e história. Campinas: Unicamp, 1990.

KIEFER, Anselm; ARASSE, Daniel. Rencontres pour mémoire. Paris: Editions du Regard, 2010.

MORAES, Frederico. Artes plásticas. O Globo, 9 jan. 1977, p. 9.

CÍCERO, Antonio. [Entrevista a Elisabeth Orsini]. A voz de um poeta de vários mundos. O Globo, “Prosa & Verso”, 19 jul. 1997, p. 1.

RESENDE, Ricardo. Em busca de comunicação. In: CASSUNDÉ, Bitu; RESENDE, Ricardo (Org.). Leonilson: Sob o peso dos meus amores. Porto Alegre: Fundação Iberê Camargo, 2012.

SAGGESE, Jordana Moore. Reading Basquiat: exploring ambivalence in American art. Berkley/Los Angeles/London: University of California Press, 2014.

Licença Creative Commons
O periódico Remate de Males utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.