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Dívida e castigo
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Palavras-chave

Naturalismo
Literatura contemporânea
Política da literatura

Como Citar

BANDEIRA DE MELO, Lucas. Dívida e castigo: o apocalipse da nova classe trabalhadora na ficção de Fernando Bonassi. Remate de Males, Campinas, SP, v. 40, n. 1, p. 41–68, 2020. DOI: 10.20396/remate.v40i1.8657538. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8657538. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O artigo pretende interpretar a obra de Fernando Bonassi, principalmente seus romances Subúrbio e Luxúria, como figurações da contradição do capitalismo brasileiro pós-redemocratização. Os romances de Bonassi passam de um tom naturalista, que parece almejar definir uma classe social que se move de acordo com a realidade socioeconômica brasileira, para um tom trágico e distópico, em que decisões individuais transformam o destino de personagens banais. Cruzamos a leitura dos romances do autor brasileiro com uma análise da democracia e do estágio contemporâneo do capitalismo, principalmente a partir de quatro figuras da subjetividade contemporânea propostas por Antonio Negri e Michael Hardt: o endividado, o mediatizado, o securitizado e o representado.

https://doi.org/10.20396/remate.v40i1.8657538
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