Banner Portal
Introdução
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Teoria Literária. Crítica literária.

Cómo citar

EDITORIAL, Comissão. Introdução. Remate de Males, Campinas, SP, v. 28, n. 2, p. 153–155, 2010. DOI: 10.20396/remate.v28i2.8636297. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8636297. Acesso em: 20 jul. 2024.

Resumen

A teoria literária, hoje, é um campo tão instigante quanto confuso. Do ponto de vista institucional, a variedade entre os departamentos e programas de pós no Brasil é imensa, e de forma alguma projeta uma imagem homogênea do que seria essa sub-disciplina dos estudos literários. Em alguns lugares, aquilo que se chama de teoria literária é na realidade literatura comparada, enquanto em outros o nome de estudos culturais talvez fosse mais apropriado. Porém, essa falta de clareza pertence ao próprio objeto definidor da área. Por um lado, a teoria muitas vezes oferece interpretações inovadoras, e sua complexidade conceitual revela sentidos muito além das limitações do senso comum; por outro, os discursos teóricos parecem autonomizar-se, deixando a literatura em um segundo plano. O presente volume da Remate de Males representa tanto uma discussão quanto um reflexo disso: discussão, porque, dentre os trabalhos submetidos, foram aceitos aqueles que ofereciam contribuições de fato para se pensar a teoria; reflexo, porque os ensaios aqui reunidos apresentam eles mesmos efeitos da teoria, para o bem e para o mal, em graus diversos.

https://doi.org/10.20396/remate.v28i2.8636297
PDF (Português (Brasil))

Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. En virtud de que aparecen en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.