Banner Portal
Introdução
PDF

Palavras-chave

Teoria Literária. Crítica literária.

Como Citar

EDITORIAL, Comissão. Introdução. Remate de Males, Campinas, SP, v. 28, n. 2, p. 153–155, 2010. DOI: 10.20396/remate.v28i2.8636297. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8636297. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A teoria literária, hoje, é um campo tão instigante quanto confuso. Do ponto de vista institucional, a variedade entre os departamentos e programas de pós no Brasil é imensa, e de forma alguma projeta uma imagem homogênea do que seria essa sub-disciplina dos estudos literários. Em alguns lugares, aquilo que se chama de teoria literária é na realidade literatura comparada, enquanto em outros o nome de estudos culturais talvez fosse mais apropriado. Porém, essa falta de clareza pertence ao próprio objeto definidor da área. Por um lado, a teoria muitas vezes oferece interpretações inovadoras, e sua complexidade conceitual revela sentidos muito além das limitações do senso comum; por outro, os discursos teóricos parecem autonomizar-se, deixando a literatura em um segundo plano. O presente volume da Remate de Males representa tanto uma discussão quanto um reflexo disso: discussão, porque, dentre os trabalhos submetidos, foram aceitos aqueles que ofereciam contribuições de fato para se pensar a teoria; reflexo, porque os ensaios aqui reunidos apresentam eles mesmos efeitos da teoria, para o bem e para o mal, em graus diversos.

https://doi.org/10.20396/remate.v28i2.8636297
PDF

Licença Creative Commons
O periódico Remate de Males utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.