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O Fausto infausto: sentidos do Barroco e do maravilhoso em “El camino de Santiago”, de Alejo Carpentier
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Palavras-chave

Alejo Carpentier. Barroco. Real maravilhoso.

Como Citar

DAIE, Fábio Salem. O Fausto infausto: sentidos do Barroco e do maravilhoso em “El camino de Santiago”, de Alejo Carpentier. Remate de Males, Campinas, SP, v. 38, n. 2, p. 1018–1052, 2018. DOI: 10.20396/remate.v38i2.8652059. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8652059. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo explora o universo temático de Alejo Carpentier, com ênfase na definição dos termos Barroco e maravilhoso, fundamentos de sua obra ficcional. A partir de uma abordagem historicista, o objetivo é mostrar como ambos os termos dialogam em seu conto “El camino de Santiago” (1958), complementando mutuamente seus significados, que estariam vinculados à condição relacional de uma perspectiva periférica e constituiriam a solução estética encontrada por Carpentier para questões relativas à vanguarda artística na América Latina. Encarados como princípios formais da ficção carpentieriana, Barroco e maravilhoso são, assim, uma contribuição particular à formação da literatura hispano-americana, que tem no encontro com a cultura popular – tal como Ángel Rama formulou na sua teoria da transculturação – uma de suas providências.
https://doi.org/10.20396/remate.v38i2.8652059
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