Banner Portal
Adeus, literatura
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Literatura
Museu
Exposição.

Cómo citar

OLIVEIRA, Eduardo Jorge de. Adeus, literatura: um passeio pelo Museu (de Harald Szeemann a Cesar Aira e Paul Valéry). Remate de Males, Campinas, SP, v. 39, n. 1, p. 63–86, 2019. DOI: 10.20396/remate.v39i1.8654038. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8654038. Acesso em: 27 jul. 2024.

Resumen

O ensaio busca mostrar que existem tensões – entre o espaço literário e o espaço expositivo – que ocorrem pela autonomização e desvalorização da própria literatura ao longo de sua história (MARX, 2005). O museu possui, no entanto, uma dimensão ficcional, narrativa, com mitologias coletivas e individuais que, em parte, está ligada ao surgimento do estatuto do curador, fato que vai ter um efeito para os estudos literários e a expansão do seu campo (KRAUS, 1979; PERLOFF, 1995). Assim, William Marx (contextualizando o Adeus à literatura continental); Paul Valéry (em seu texto fundador sobre os museus e em Monsieur Teste); Marcel Broodthaers (a passagem do poeta ao artista e uma atribuição ao valor de exposição de autores ou atores do Adeus à literatura); Harald Szeemann (precursor do estatuto profissional, a curadoria, tal como a conhecemos; Georges Didi-Huberman (aquele que de algum modo pôs em livro o que para Harald Szeemann era objeto de exposição em museus e galerias); e César Aira (leitor de Marcel Duchamp) são alguns autores-artistas-ensaístas de distintas concepções de espaço expositivo que nos ajudam a redefinir os estudos literários no contexto de exposições no século XX.

https://doi.org/10.20396/remate.v39i1.8654038
PDF (Português (Brasil))

Citas

ADORNO, Theodor. Museu Valéry Proust. In: Prismas: crítica cultural e sociedade. São Paulo: Ática, 1998, pp. 173-185.

AIRA, César. Artforum. Buenos Aires: Blatt Rios, 2014.

AIRA, César. Sobre el arte contemporaneo. Barcelona: Literatura Random House, 2016.

ANDRADE, Mário de. Museus populares. Revista Problemas, São Paulo, 1938, pp. 53-55.

BENJAMIN, Walter. Anmerkungen zu Seite 431-508. In: TIEDEMANN, Rolf; SCHWEPPENHÄUSER, Hermann (Org.). Gesammelte Schriften. Band 1. Berlin: Suhrkamp, 1991, pp. 431-508.

BENJAMIN, Walter. Œuvres III. Paris: Folio, 2000.

BOLOGNA, Corrado. Per una filologia degli scarti, dei dislivelli, delle fratture. In: MANINCHEDDA, Paolo (Org.). Testi e tradizioni. Le prospettive delle filologie. Cagliari: Cuec, 2004, pp. 50-79.

BRAVO, Alvaro Fernandez. El Museo Vacio. Acumulación primitiva, patrimonio cultural e identidades colectivas Argentina y Brasil 1880-1945. Buenos Aires: Eudeba, 2016.

DÉOTTE, Jean-Louis. Le musée, l’origine de l’esthétique. Paris: L’Harmattan, 1993.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Devant le temps. Histoire de l’art et anachronisme des images. Paris: Les Éditions de Minuit, 2000.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A la recherche du temps agi. In: PRÉVOST, Bertrand. La peinture en actes. Arles: Actes Sud/Le Méjan, 2007, p. 11.

ECO, Umberto; PEZZINI, Isabella. Le musée, demain. Casimiro: Paris, 2015.

JOUANNAIS, Jean-Yves. Artistes sans œuvres. I would prefer not to. Paris: Éditions Gallimard, 2009.

KRAUS, Rosalind. The sculpture in the expanded field. October, v. 8, Spring, 1979, pp. 30-44. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/778224?seq=1#metadata_info_tab_contents. Acesso em: nov. 2018.

LACOUE-LABARTHE, Philipe. Musica ficta. Figuras de Wagner. Trad. Eduardo Jorge de Oliveira e Marcelo Jacques de Moraes. Belo Horizonte: Relicário, 2016.

MARX, William. Adieu à la littérature. Histoire d’une dévalorisation. XVIII – Xxème Siècle. Paris: Les Éditions de Minuit, 2005.

OLIVEIRA, Eduardo Jorge de. Vender alguma coisa, dar certo na vida. Remate de Males, v. 37, n. 1, jan.-jun. 2017, pp. 261-284.

PEDROSA, Mario. Primary documents. Edited by Gloria Ferreira and Paulo Herkenhoff. New York: MoMa, 2015.

PERLOFF, Marjorie. Literature in the expanded field. In: BERNHEIMER, Charles (Org.). Comparative literature in the age of multiculturalism. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1995, pp. 175-186.

SZEEMANN, Harald. With by through because towards despite. Zurich: Voldemeer, 2007.

SZEEMANN, Harald. Les grands entretiens d’artpress. Paris: Imec/Art Press, 2012.

SZENDY, Peter. Le supermarché du visible. Essai d’iconomie. Paris: Les Éditions de Minuit, 2017.

VALÉRY, Paul. La conquête de l’ubiquité. In: Œuvres, tome II, Pièces sur l’art. Paris: Gallimard, 1972a[1929], pp. 1.284-1.287. (Coll. Bibliothèque de la Pléiade)

VALÉRY, Paul. Le problème des musées. In: Œuvres, tome II, Pièces sur l’art. Paris: Gallimard, 1972b, pp. 1.290-1.293. (Coll. Bibliothèque de la Pléiade)

VALÉRY, Paul. Présentation du “Musée de la Littérature”. In: Œuvres, tome II, Regards sur le monde actuel. Paris: Gallimard, 1972c, pp. 1.145-1.149. (Coll. Bibliothèque de la Pléiade)

VALÉRY, Paul. Un problème d’exposition. In: Œuvres, tome II, Regards sur le monde actuel. Paris: Gallimard, 1972d, pp. 1.150-1.156. (Coll. Bibliothèque de la Pléiade)

VALÉRY, Paul. Monsieur Teste. Paris: Gallimard, 2014[1946].

VILLA-MATAS, Enrique. Suicídios exemplares. São Paulo: Cosac Naify, 2002.

WARBURG, Aby. El arte del retrato y la burguesía florentina [1905]. In: El renacimiento del paganismo. Aportaciones a la historia del Renacimiento europeo. Madrid: Alianza, 2005, pp. 147-176.

WARBURG, Aby. L’Atlas Mnémosyne. Paris: L’Écarquillé, 2012.

Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. En virtud de que aparecen en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.