Resumen
Este ensaio visa revisitar a obra inicial do poeta português Al Berto, sob duas perspetivas diversas mas articuladas: a recuperação da sua produção artística inicial e a forma como a obra tematiza a transição das artes plásticas para a escrita; a presença, no seu livro Projets 69, do modelo do Livro de Artista e do Manual de Instruções, ao serviço da realização de performances e instalações que visam responder ao projeto de intensificação da experiência.
Citas
AL BERTO. Lunário. 2. ed. Lisboa: Assírio & Alvim, 1999.
AL BERTO. Projectos 69, Lisboa: Assírio & Alvim, 2002.
AL BERTO. O medo. 4. ed. Lisboa: Assírio & Alvim, 2009.
ANGHEL, Golgona. A metafísica do medo. Leituras da obra de Al Berto. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura e de Cultura) – Estudos Portugueses, Universidade de Lisboa. Lisboa, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/542. Acesso em: 14 maio 2019.
ANGHEL, Golgona. Cronos decide morrer. Lisboa: Língua Morta, 2013.
DRUCKER, Johanna. The century of artist’s books. New York: Granary Books, 2004.
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. En virtud de que aparecen en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales