Banner Portal
Genealogias da escrita
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Genealogías
Escritura
Ricardo Piglia

Cómo citar

GÁRATE, Miriam Viviana; BERGONZONI, Gisela; KLEIN, Kelvin Falcão. Genealogias da escrita. Remate de Males, Campinas, SP, v. 39, n. 2, p. 539–542, 2019. DOI: 10.20396/remate.v39i2.8657630. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8657630. Acesso em: 27 sep. 2024.

Resumen

As genealogias da escrita têm sido objeto de abordagens teórico-críticas e matéria de reflexão constante em ensaios, notas de trabalho e, muito especialmente, em diários de escritores. A sentença formalista segundo a qual a literatura não se movimenta em linha reta, de pai a filho, mas por caminhos oblíquos, de tio a sobrinho, a distinção estabelecida por Said entre filiação e afiliação, ou o convite, feito por Roland Barthes na Preparação do romance, a glisser [deslizar] uma linhagem são algumas das manifestações legíveis no domínio teórico-crítico. Os Diários de Emilio Renzi, publicados por Ricardo Piglia entre 2015 e 2017 são uma expressão privilegiada e recente desse laboratório do escritor, no qual se discutem tradições intelectuais, traçam-se ficções genealógicas e se revisitam com insistência os diários (laboratórios) de outros escritores.

https://doi.org/10.20396/remate.v39i2.8657630
PDF (Português (Brasil))

Citas

-

Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. En virtud de que aparecen en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.