Banner Portal
Poe, Cortázar e um contraponto: Machado de Assis. Ressalvas sobre uma (possível) teoria do conto.
PDF

Palavras-chave

Teoria Literária. Crítica literária.

Como Citar

FRANÇA, Eduardo Melo. Poe, Cortázar e um contraponto: Machado de Assis. Ressalvas sobre uma (possível) teoria do conto. Remate de Males, Campinas, SP, v. 28, n. 2, p. 251–266, 2010. DOI: 10.20396/remate.v28i2.8636305. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8636305. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo mostramos que as ideias propostas por Edgar A. Poe e Julio Cortázar a respeito da teoria do conto tendem a ser reducionistas e inapropriadas quando contrastadas com as enormes possibilidades de análise psicológicas e formais apresentadas pelos contos de Machado de Assis.
https://doi.org/10.20396/remate.v28i2.8636305
PDF

Referências

ANDRADE, M. de. O empalhador de passarinho. São Paulo: Martins; Brasília: INL, 1972.

CORTÁZAR, J. Poe: o poeta, o narrador e o crítico. In: Valise de cronópio. Trad. Davi Arrigucci Jr. e João Alexandre Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 1993a. p. 103-146.

CORTÁZAR, J. Alguns aspectos do conto. In: Valise de Cronópio. 1993b. p. 147-163.

CORTÁZAR, J. Do conto breve e seus arredores. In: Valise de Cronópio., 1993c. p. 227-237.

FREUD, S. O estranho (1919). In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas, v.17. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

FISCHER, L. A. Machado e Borges, clássico e formativos. In: Machado e Borges – e outros ensaios sobre Machado de Assis. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2008.

FRIEDMAN, N. What Makes a Short Story Short? In: MAY , C. E. (Ed.). Short Story Theories. Athens: Ohio University Press, 1976. p. 131-146 GOTLIB, N. B. Teoria do conto. 11ª. São Paulo. Ed. Ática, 2006.

JAMES, H. A Arte da ficção. Trad. Daniel Piza. São Paulo: Ed. Imaginário, 1995.

JAMES, H. A lição de mestre. Trad. Afonso Teixeira Filho e Rui Costa Pinto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

MACHADO DE ASSIS, J. M. Obras completas, vol 2. Rio de Janeiro: Ed. Nova Aguilar, 1997.

MONTAIGNE, M. E. de. Da Experiência. In: Ensaios v . 3. Trad. Sérgio Milliet. Brasília: Ed. Hucitec. Editora Universidade de Brasília, 1987.

MOISÉS, M. A criação literária. São Paulo: Melhoramentos, 1967.

POE, E. A. Review of Twice-Told Tales. In: MAY , Charles E. (edited by). Short Story Theories. Ohio: Ohio University Press, 1987. 6º ed. p. 45-51.

POE, E. A. The Philosophy of Composition. In: MC. MICHAEL, George L. Concise Anthology of American literature. 2º ed. New York: MacMillan Publishing Company. 1985, 2º Ed. P. 431-439.

SCHNAIDERMAN, B. Pósfacio. In: TCHEKHOV , A. P . A dama do cachorrinho e outros contos. São Paulo: Ed. 34, 1999.

TCHEKHOV, A. P. On Problems of Technique in the Short, Story. In: CURRENT- GARCIA, EUGENE & PATRICK, WALTON, R. (Eds.). What Is the Short Story? Glenview; Brighton: Scott, Foresman, 1974, p. 20-29.

TODOROV, T. Os gêneros do discurso. Trad. Elisa Angotti Kossovitch. São Paulo: Martins Fontes, 1980.

WOOLF, V. Uma casa assombrada. Trad. José Antônio Arantes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

Licença Creative Commons
O periódico Remate de Males utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.