Banner Portal
O Borges desta América, e outras personas literárias
PDF

Palavras-chave

Jorge Luis Borges. História universal da infâmia. Voz autoral

Como Citar

GROTTO, Livia. O Borges desta América, e outras personas literárias. Remate de Males, Campinas, SP, v. 36, n. 1, p. 197–217, 2016. DOI: 10.20396/remate.v36i1.8646458. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8646458. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Este ensaio se serve da dissolução do lugar enunciativo do autor implícito eleita por Borges no poema de 1975 "La rosa profunda" e no conto de 1970, "Historia de Rosendo Juárez", para contrastá-la com o jovem Borges de Historia universal de la infamia, capaz de comparar-se, entre outros, com John Donne e Baltasar Gracián. Neste sentido, a noção de barroco empregada pelo autor ao longo do tempo denuncia sua vontade de ser lido num âmbito simultaneamente argentino e universal desde o seu primeiro de livro de ficções. Percorrem-se os prólogos de 1935 e de 1954 da Historia universal de la infamia para abordar, a partir desses limiares textuais, a construção da voz do narrador ao longo do livro, observando, igualmente, as suas implicações sobre a imagem do autor implícito. Em linhas gerais, o narrador, absolutamente instável, assume máscaras diferentes, seja no conto que ocupa graficamente a posição central do volume, "Hombre de la esquina rosada", ou no interior dos contos da seção que empresta seu título ao conjunto. Mesmo assim, em 1935, pode-se dizer que o Borges ficcional absorve o caminho da autoconfiança e da fama através da estetização da infâmia. Os senões, ironias e ambiguidades destilados nos prólogos prefiguram um percurso da máscara autoral que deixa o papel de principiante para domesticar o olhar de um "guapo".
https://doi.org/10.20396/remate.v36i1.8646458
PDF

Referências

BALDERSTON, Daniel. Borges and The Gangs of New York. Variaciones Borges. Pittsburgh, University of Pittsburgh, n. 16, 2003.

BOOTH, Wayne. Distance and Point-of-View: An Essay in Classification. In: Essentials of the Theory of Fiction (org.: Hoffman e Murphy). 2. ed. Durham, North Carolina: Duke University Press, 1996.

BORGES, Jorge Luis. El tamaño de mi esperanza. Madri: Alianza, 2008.

BORGES, Jorge Luis. Obras completas I. Edición crítica anotada por Rolando Costa Picazo e Irma Zangara. Buenos Aires: Emecé, 2009.

BORGES, Jorge Luis. Obras completas II. Edición crítica anotada por Rolando Costa Picazo. Buenos Aires: Emecé, 2010.

BORGES, Jorge Luis. Obras completas III. Edición crítica de Rolando Costa Picazo. Buenos Aires: Emecé, 2011.

BORGES, Jorge Luis. “Ultraísmo”. In: BORGES, Jorge Luis. Textos recobrados 1919-1929. Buenos Aires: Emecé, 1997.

CARRIEGO, Evaristo. Misas herejes: la canción del barrio. Buenos Aires: Tor, 1946.

GENETTE, Gérard. Palimpsestes. Paris: Seuil, 1992.

GENETTE, Gérard. Seuils. Paris: Seuil, 1987

GROTTO, Livia. Jorge Luis Borges e “Etcétera”. Tradterm. São Paulo, CITRAT, USP, v. 20, 2012.

MOLLOY, Sylvia. Las letras de Borges. Buenos Aires: Sudamericana, 1979.

RODRÍGUEZ MONEGAL, Emir. Borges por él mismo. Caracas: Monte Ávila, 1980.

SARLO, Beatriz. Tradición y conflictos. In: SARLO, Beatriz. Borges, un escritor en las orillas. Buenos Aires: Seix Barral, 2003.

Licença Creative Commons
O periódico Remate de Males utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.