Banner Portal
O Borges desta América, e outras personas literárias
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Jorge Luis Borges. História universal da infâmia. Voz autoral

Cómo citar

GROTTO, Livia. O Borges desta América, e outras personas literárias. Remate de Males, Campinas, SP, v. 36, n. 1, p. 197–217, 2016. DOI: 10.20396/remate.v36i1.8646458. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8646458. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

Este ensaio se serve da dissolução do lugar enunciativo do autor implícito eleita por Borges no poema de 1975 "La rosa profunda" e no conto de 1970, "Historia de Rosendo Juárez", para contrastá-la com o jovem Borges de Historia universal de la infamia, capaz de comparar-se, entre outros, com John Donne e Baltasar Gracián. Neste sentido, a noção de barroco empregada pelo autor ao longo do tempo denuncia sua vontade de ser lido num âmbito simultaneamente argentino e universal desde o seu primeiro de livro de ficções. Percorrem-se os prólogos de 1935 e de 1954 da Historia universal de la infamia para abordar, a partir desses limiares textuais, a construção da voz do narrador ao longo do livro, observando, igualmente, as suas implicações sobre a imagem do autor implícito. Em linhas gerais, o narrador, absolutamente instável, assume máscaras diferentes, seja no conto que ocupa graficamente a posição central do volume, "Hombre de la esquina rosada", ou no interior dos contos da seção que empresta seu título ao conjunto. Mesmo assim, em 1935, pode-se dizer que o Borges ficcional absorve o caminho da autoconfiança e da fama através da estetização da infâmia. Os senões, ironias e ambiguidades destilados nos prólogos prefiguram um percurso da máscara autoral que deixa o papel de principiante para domesticar o olhar de um "guapo".
https://doi.org/10.20396/remate.v36i1.8646458
PDF (Português (Brasil))

Citas

BALDERSTON, Daniel. Borges and The Gangs of New York. Variaciones Borges. Pittsburgh, University of Pittsburgh, n. 16, 2003.

BOOTH, Wayne. Distance and Point-of-View: An Essay in Classification. In: Essentials of the Theory of Fiction (org.: Hoffman e Murphy). 2. ed. Durham, North Carolina: Duke University Press, 1996.

BORGES, Jorge Luis. El tamaño de mi esperanza. Madri: Alianza, 2008.

BORGES, Jorge Luis. Obras completas I. Edición crítica anotada por Rolando Costa Picazo e Irma Zangara. Buenos Aires: Emecé, 2009.

BORGES, Jorge Luis. Obras completas II. Edición crítica anotada por Rolando Costa Picazo. Buenos Aires: Emecé, 2010.

BORGES, Jorge Luis. Obras completas III. Edición crítica de Rolando Costa Picazo. Buenos Aires: Emecé, 2011.

BORGES, Jorge Luis. “Ultraísmo”. In: BORGES, Jorge Luis. Textos recobrados 1919-1929. Buenos Aires: Emecé, 1997.

CARRIEGO, Evaristo. Misas herejes: la canción del barrio. Buenos Aires: Tor, 1946.

GENETTE, Gérard. Palimpsestes. Paris: Seuil, 1992.

GENETTE, Gérard. Seuils. Paris: Seuil, 1987

GROTTO, Livia. Jorge Luis Borges e “Etcétera”. Tradterm. São Paulo, CITRAT, USP, v. 20, 2012.

MOLLOY, Sylvia. Las letras de Borges. Buenos Aires: Sudamericana, 1979.

RODRÍGUEZ MONEGAL, Emir. Borges por él mismo. Caracas: Monte Ávila, 1980.

SARLO, Beatriz. Tradición y conflictos. In: SARLO, Beatriz. Borges, un escritor en las orillas. Buenos Aires: Seix Barral, 2003.

Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. En virtud de que aparecen en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.