Banner Portal
Estou como que sobre cartas e extravios
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Cartas. Escrita. Subjetividade.

Cómo citar

KIFFER, Ana. Estou como que sobre cartas e extravios. Remate de Males, Campinas, SP, v. 37, n. 2, p. 547–557, 2018. DOI: 10.20396/remate.v37i2.8648593. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8648593. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

Este artigo busca refletir sobre as relações entre a escrita de cartas, os processos de subjetivação e dessubjetivação e os processos de criação na cultura contemporânea, utilizando-se das experiências de Antonin Artaud e baseando-se no cenário atual de uma intervenção da artista Sophie Calle. Desenvolve-se a ideia de que as cartas ocupam essa espécie de experiência de borda do literário, mas que hoje podem ser vistas não mais, ou não exclusivamente, como testemunho da obra ou da vida, mas como insurgência do desejo de escrita e, por conseguinte, da invenção desse espaço [im]próprio ao/do literário. Para tanto, o artigo busca distinguir a noção de vida (pecuniária) da de Vida (força vital, crueldade) e a partir daí levanta a hipótese de que as cartas (cadernos e muitas vezes também os ensaios) criam e habitam essa zona de indeterminação/passagem (DELEUZE, 1993) entre a literatura/Vida e a vida.

https://doi.org/10.20396/remate.v37i2.8648593
PDF (Português (Brasil))

Citas

ARTAUD, Antonin. Œuvres. Édition Etablie par Evelyne Grossman. Paris: Gallimard, 2004.

ARTAUD, Antonin. Œuvres complètes. Edition Établie par Paule Thevenin. Paris: Gallimard, 1994.

CALLE, Sophie. Des histoires vraies. Paris: Actes Sud, 2013.

DELEUZE, Gilles. Critique et clinique. Paris: Minuit, 1993.

KIFFER, Ana. Antonin Artaud. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2016.

MELVILLE, Herman. Bartleby, o escrivão. Uma história de Wall Street. Trad. Irene Hirsch. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. En virtud de que aparecen en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.