Banner Portal
A estreia literária de Sérgio Milliet: Par le Sentier
PDF

Palavras-chave

Sérgio Milliet. Poesia. Simbolismo.

Como Citar

PINHEIRO, Valter Cesar. A estreia literária de Sérgio Milliet: Par le Sentier. Remate de Males, Campinas, SP, v. 38, n. 2, p. 990–1017, 2018. DOI: 10.20396/remate.v38i2.8651936. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8651936. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Em 1917, em Genebra, Sérgio Milliet lançou uma coletânea de versos neorromântico-simbolistas escritos “à maneira de” Baudelaire, Verlaine e Samain: Par le sentier. Ausente do acervo das principais bibliotecas do país, a obra inaugural de um dos maiores nomes da crítica literária e artística brasileira do século XX permanece desconhecida do público leitor. Assim, converte-se no principal objetivo do presente texto apresentar alguns comentários acerca desse livro de estreia, aos quais se acrescentam apontamentos de caráter biográfico relativos à primeira passagem do autor pela Europa e notas alusivas ao Carmel, grupo literário responsável pela revista em que Milliet publicou seus primeiros poemas e pela editora que colocou Par le sentier em circulação.
https://doi.org/10.20396/remate.v38i2.8651936
PDF

Referências

ALAMBERT JÚNIOR, Francisco. Um melancólico no auge do modernismo: Sérgio Milliet (uma trajetória no exílio). Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 1991.

AMARAL, Glória Carneiro do. Aclimatando Baudelaire. São Paulo: Annablume, 1996.

ANDRADE, Mário de. O movimento modernista. In: Aspectos da literatura brasileira. São Paulo: Martins Editora, 1978, pp. 231-255.

BIVAR, Vanessa dos Santos Bodstein. Vivre à St. Paul: os imigrantes franceses na São Paulo oitocentista. Tese Doutorado em História) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2007.

BLUM, Antoinette. L’Europe vue du Carmel (1916-1918). Equinoxe: Revue des Sciences Humaines, Friburgo, n. 17, 1997, pp. 37-53.

BLUM, Antoinette. Le Carmel, 1916-1918: une revue genevoise d’inspiration européenne. La Revue des Revues, Paris, n. 25, 1998, pp. 67-81.

BOAVENTURA, Maria Eugenia. 22 por 22: A Semana de Arte Moderna vista pelos seus contemporâneos. São Paulo: Edusp, 2010.

BRITO, Mário da Silva. O alegre combate de Klaxon [texto introdutório]. Klaxon – Mensário de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo, Martins/SCET, 1972. (edição fac-similada)

CAMPOS, Regina Maria Salgado. Sérgio Milliet e Henri Mugnier, uma amizade duradoura. In: GONÇALVES, Lisbeth Rebollo (org.). Sérgio Milliet: 100 anos – trajetória, crítica de arte a ação cultural. São Paulo: ABCA/Imprensa Oficial, 2005, pp. 127-138.

CAMPOS, Regina Maria Salgado. Ceticismo e responsabilidade: Gide e Montaigne na obra crítica de Sérgio Milliet. São Paulo: Annablume, 1996.

DÉCAUDIN, Michel. La crise des valeurs symbolistes (1895-1914). Genebra/Paris: Slatkine, 1981.

GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. Sérgio Milliet, crítico de arte. São Paulo: Perspectiva/Edusp, 1992.

GONÇALVES, Lisbeth Rebollo (org.). Sérgio Milliet: 100 anos – trajetória, crítica de arte a ação cultural. São Paulo, ABCA/Imprensa Oficial, 2005.

LARA, Cecília de. Klaxon e Lumière. Caravelle, Toulouse, n. 25, 1975, pp.77-102.

LE CARMEL: Revue Mensuelle de Littérature, de Philosophie et d’Art, Genebra, n. 1-21, 1916-1918.

LOPEZ, Telê Porto Ancona. Mariodeandradiando. São Paulo: Hucitec, 1996.

MILLIET, Sérgio. Par le sentier. Genebra/Paris: Éditions du Carmel, 1917.

MILLIET, Sérgio. Le départ sous la pluie. São Paulo/Genebra: Édition du Groupe Littéraire Jean Violette, 1919.

MILLIET, Sérgio. Roberto. São Paulo: Niccolini, 1935.

MILLIET, Sérgio. Ensaios. São Paulo: Brusco, 1938.

MILLIET, Sérgio. De ontem, de hoje e de sempre: recordações com devaneios. Vs. 1 e 2. São Paulo: Martins Editora, 1960-1962.

MILLIET, Sérgio. Quatro ensaios. São Paulo: Martins, 1966.MILLIET, Sérgio. Diário crítico (1945). v. III, São Paulo, Martins, 1981a[1945].

MILLIET, Sérgio. Diário crítico (1949-1950). V. VII. São Paulo: Martins, 1981b[1953].

MILLIET, Sérgio. Diário crítico (1951-1953). V. VIII. São Paulo: Martins, 1981c[1953].

MILLIET, Sérgio. Uma semana de arte moderna em São Paulo; A jovem literatura brasileira. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 34, 1994, pp. 199-210.

MILLIET, Sérgio. Poèmes modernistes & autres écrits. Anthologie 1921-1932. Textes originaux français ou traduits du brésilien. Choix, traduction, présentation et notes par Antoine Chareyre. Toulon: La Nerthe, 2010.

MILLIET, Sérgio; REBER, Charles. En singeant...: pastiches littéraires. Genebra: Atar, 1918.

MINDLIN, José. Rubens Borba de Moraes: um intelectual incomum. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 79, n. 192, Brasília, 1998, pp. 108-111.

NEME, Mário. Plataforma da Nova Geração. Porto Alegre: Globo, 1945.

RAMOS, Péricles Eugênio da Silva. Sérgio Milliet e o Modernismo. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 5, 1968, pp. 47-64.

RAPETTI, Rodolphe. Le symbolisme. Paris: Flammarion, 2016.

SAMAIN, Albert. Œuvres poétiques complètes. Édition critique par Christophe Carrère. Paris: Classiques Garnier, 2015.

SERRANO, Pedro Bueno de Melo. A crítica bandeirante (1920-1950). Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2016.

SILVA, Renata Rufino da. O “contra-modernismo”: internacionalismo e mediação cultural de Sérgio Milliet nos anos 1920. In: Anais do XXVIII Simpósio Nacional de História. Florianópolis, 2015, pp. 1-14.

VELLOSO, Monica Pimenta. Revistas e redes literárias: reflexões sobre a Lumière. Revista Territórios e Fronteiras, Cuiabá, v. 9, n. 2, 2016, pp. 43-63.

VIOLETTE, Jean. Un modeste cénacle littéraire. Tome LV. Genebra : Bulletin de l’Institut National Genevois, 1952.

Licença Creative Commons
O periódico Remate de Males utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.