Dossiê “Cultura, Educação e Memória: Patrimônio, Acervos e Coleções“ receberá trabalhos até setembro de 2022

2022-06-07

Sobre o tema

A proposta do dossiê “Educação e Memória: Patrimônio, Acervos e Coleções” é discutir a memória educacional a partir do estudo de arquivos e coleções. Pretende, assim, revisitar o debate em torno da organização de acervos da educação e da escola para refletir sobre o estado da arte nessa área. O objetivo é pensar o papel dos arquivos, bibliotecas, museus, centros de memória, fundações públicas e institutos culturais na preservação do patrimônio cultural e da memória a partir de experiências advindas da organização de acervos da educação e da escola. Por um lado, procura debater experiências em torno da preservação desse tipo de acervos. Por outro, deseja fomentar reflexões acerca da pesquisa a respeito da escola e da educação em acervos de cunho arquivístico, museológico e bibliográfico. O principal propósito deste Dossiê é associar a discussão da historiografia sobre o patrimônio, a cultura material e a memória educacional ao trabalho que realizam os arquivos, as bibliotecas, os museus e os Centros de Memória. Nesse sentido, pensamos esta proposta de dossiê como uma forma de contribuir para o profícuo debate que, atualmente, envolve a pesquisa e a organização de acervos nos estudos sobre a história e a memória da educação.

CRONOGRAMA:

Data limite para a submissão de artigos: 30/09/2022.

 

Prazos e orientações para envio de trabalhos

A presente convocação é destinada a autores de instituições acadêmicas do Brasil e do exterior, preferencialmente doutores, dispostos a publicar artigos inéditos, em língua portuguesa, espanhola ou inglesa, relacionados ao tema.

Os textos para esta edição devem ser submetidos até o dia 30 de setembro de 2022, exclusivamente através do site da revista. Para consulta às orientações gerais, condições e submissão de artigos, acesse: 

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/about/submissions