Problemas da biografia: a construção da memória villalobiana

Autores

  • Analía Cherñavsky Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/resgate.v16i17.8645662

Palavras-chave:

Heitor Villa-Lobos. Memória. Nacionalismo musical.

Resumo

Neste texto procuramos apresentar alguns aspectos da construção da memória de Heitor Villa-Lobos. Em primeiro lugar, analisamos a autobiografia desse compositor, ponto de partida de todo esse processo. A seguir, apontamos os elementos - da trajetória e da personalidade villalobianas - que foram escolhidos e os que foram preteridos pelos seus biógrafos e pela historiografia da música brasileira para moldar a personagem "Villa-Lobos". Por último, apoiados em trabalhos que problematizaram essas escolhas, propomos uma reflexão a respeito dos nemerosos e díspares interesses envolvidos na construção da memória desse importante "herói" nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Analía Cherñavsky, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Música (IA-Unicamp) e co-responsável pelo Projeto de Catalogação do Arquivo de Música do Cabildo da Catedral Metropolitana do México.

Downloads

Como Citar

CHERÑAVSKY, A. Problemas da biografia: a construção da memória villalobiana. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 16, n. 1, p. 33–44, 2008. DOI: 10.20396/resgate.v16i17.8645662. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645662. Acesso em: 2 dez. 2021.