Perspectivas educacionais em um cenário de novos suportes midiáticos

Autores

  • Amarildo Carnicel Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/resgate.v19i22.8645712

Palavras-chave:

Editorial

Resumo

A escolha do tema ‘Educação para a Mí- dia’ como principal eixo de articulação dos textos da presente edição de Resgate – Revista Interdisciplinar de Cultura deve-se à proeminência dessa área de estudos nos dias de hoje. A diversicação, a individualização e a crescente popularização dos suportes de informação, a tendência de universalização do acesso à rede web, bem como a ação cada vez mais concentrada dos grupos midiáticos, são alguns dos fatores que, por si mesmos, implicam necessária re3 exão sobre o tema, sobretudo em se tratando da perspectiva educacional. Note-se, por exemplo, a tendência comum entre os jovens de informar-se tão somente a partir da internet, abandonando (ou sequer chegando a conhecer) os suportes impressos e secundarizando até mesmo a televisão. Esses movimentos, cada vez mais fortes em diferentes segmentos da sociedade moderna, motivaram o educador e professor da Unesp-Assis, Juvenal Zanchetta Junior, a reunir pesquisadores de diferentes contextos para compor a edição. Experiências vividas além de nossas fronteiras corroboram para pensar a realidade pela qual passa a juventude brasileira cada vez mais ‘plugada’ e, de certa maneira, pouco atenta aos suportes midiáticos tradicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amarildo Carnicel, Universidade Estadual de Campinas

Jornalista, doutor em Educação, professor da PUC-Campinas e pesquisador do CMU.

Downloads

Publicado

2012-11-01

Como Citar

CARNICEL, A. Perspectivas educacionais em um cenário de novos suportes midiáticos. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 19, n. 2, p. 1–2, 2012. DOI: 10.20396/resgate.v19i22.8645712. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645712. Acesso em: 28 nov. 2021.