Banner Portal
Bento Quirino e Cotuca: os passos do ensino profissional em Campinas
PDF

Palavras-chave

História de instituições escolares. História do ensino profissional. Políticas públicas.

Como Citar

CRUZ, Lúcia Pedroso da. Bento Quirino e Cotuca: os passos do ensino profissional em Campinas. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 20, n. 1, p. 149–160, 2012. DOI: 10.20396/resgate.v20i23.8645737. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645737. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho apresenta uma (re)construção histórica de duas instituições de Ensino Profissional do município de Campinas, São Paulo. Ambas ocuparam, em tempos diferentes, um edifício especialmente construído para o funcionamento de uma escola de formação profissional, no início do século XX. O Instituto Profissional Bento Quirino ali funcionou de 1915 a 1965. O Colégio Técnico da Unicamp (Cotuca) iniciou suas atividades em 1967, teve sua instalação oficializada em 1970 e ainda permanece no local. Portanto, o estudo delimitou um recorte temporal de 1915 a 1970.
https://doi.org/10.20396/resgate.v20i23.8645737
PDF

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico. Brasília: MEC, 2000.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Unidade de Coordenação de Programas. Programa da Expansão da Educação Profissional. Educação Profissional – Legislação Básica. Brasília: MEC, 2001. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Livro de Atas 1915 – 1973. Centro de Memória. Campinas. ETE Bento Quirino.

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Revista de Ciências, Letras e Artes de Campinas. 18 de dezembro de 1938. Centro de Memória. Campinas. ETE BENTO QUIRINO.

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Livro de Atas 1915 – 1973. Centro de Memória. Campinas. ETE Bento Quirino

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Processo 3176/70: Documentação prevista na Resolução 16/64 do CEE para instalação do Colégio Técnico de Campinas. Campinas, 1969. Arquivo Central do Sistema de Arquivos da Unicamp.

ANANIAS, Mauricéia. “As escolas para o povo em Campinas: 1860-1889. Origens, ideário e contexto”. Dissertação de Mestrado. Campinas; Unicamp, 2000.

BLOCH, Marc. Ofício de Historiador (ou Apologia da História). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de. “Reformas da instrução pública”. In.: LOPES, Eliane M. Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA,

Cynthia Greive (orgs.). 500 Anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte, MG, 2003.

CUNHA, Luiz Antonio. “O ensino industrial-manufatureiro no Brasil”. Revista Brasileira de Educação, maio-agosto, n. 014 p. 89-107, 2000. Disponível em: http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/275/27501406.pdf. Acesso em

/08/2007.

HADLER, Maria Sílvia Duarte. “Trilhos da modernidade: memórias e educação urbana dos sentidos”. Tese de Doutorado. Campinas: Unicamp, 2007.

KUENZER, Acácia. Ensino Médio: Construindo uma Proposta Para os que Vivem do Trabalho. São Paulo: Cortez, 2007.

LAPA, José Roberto Amaral. A Cidade: Os Cantos e os Antros – Campinas 1850-1900. São Paulo: Edusp, 1995.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Unicamp, 2005.

MENEGHEL, Stela Maria. “Zeferino Vaz e a Unicamp: uma trajetória e um

Modelo de Universidade”. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação. Unicamp. Campinas, 1994.

MORAES, Carmen Sylvia Vidigal. O Ideário Republicano e a Educação. Campinas: Mercado das Letras, 2006.

MORAES, Carmen Sylvia Vidigal; ALVES, Júlia Falivene (org.). Contribuição para a Pesquisa do Ensino Técnico em São Paulo: Inventário de Fontes Documentais. São Paulo: Centro Paula Souza, 2002.

NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. “O Império e as primeiras tentativas

de organização da educação nacional (1822-1889)”. [s/d]. Disponível em:

http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/periodo_imperial_intro.

html. Acesso em 06/6/2007.

NASCIMENTO, Terezinha Aparecida Quaiotti Ribeiro do et al. Memórias da Educação: Campinas (1850-1960). Campinas: Editora da Unicamp, Centro de Memória Unicamp, 1999.

SANTOS, Jailson Alves dos. “A trajetória da educação profissional”. In.: LOPES, Eliane M. Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive (orgs.). 500 Anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte, MG, 2003.

SEMEGHINI, Ulysses C. “Campinas (1860-1980): agricultura, industrialização e urbanização”. Dissertação de Mestrado. Instituto de Economia. Campinas, Unicamp, 1988.

SOUZA, Rosa de Fátima. O Direito à Educação: Lutas Populares pela Escola em Campinas. Campinas: Área de Publicações CMU/UNICAMP, 1998.

WARDE, Mirian Jorge. Educação e Estrutura Social: A Profissionalização em Questão. São Paulo: Cortez & Moraes, 1977.

O periódico Resgate utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.