Paisagem Sonora Urbana: escutas de Belo Horizonte

Palavras-chave: Paisagem sonora urbana. Flanêur. Memória.

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados parciais do nosso projeto de pesquisa que observa a paisagem sonora urbana em constante transformação a partir do relato de ouvintes-cronistas-flanêurs e habitantes anônimos sobre a paisagem sonora da Belo Horizonte descritas em crônicas e depoimentos e também de registros fotográficos da cidade. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica e documental e pretendemos ainda realizar atividades extensionistas relacionadas ao registro dos sons da cidade de Belo Horizonte e de depoimentos dos seus habitantes e disponibilizar o acervo à comunidade local. Sons esses que constituem a paisagem sonora urbana registrada em crônicas publicadas ao longo do século XX e presentes na memória afetiva daqueles que atualmente habitam a cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Mello Vianna, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995). Foi bolsista da CAPES e realizou um estágio de doutoramento (bolsa sanduíche) no Centre de Sociologie de LInnovation de Paris. Desenvolve pesquisas relacionadas ao som, ao rádio, a paisagens urbanas, à canção, ao protagonismo juvenil. É pesquisadora dos grupos RADIO e GRER na França, formados por pesquisadores do rádio e do grupo GRIS, no âmbito do departamento de Comunicação (FAFICH -UFMG) onde formou junto com outros professores o subgrupo GRISsom, do qual é coordenadora juntamente com Nisio Teixeira. É autora do livro Jingles e spots: a moda nas ondas do rádio e organizadora do livro A infância na mídia. Produziu artigos para publicações nacionais e internacionais. É integrante do Conselho Editorial da Revista Mediação (Qualis B Nacional). É professora adjunta do departamento de Comunicação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG.

Referências

ANJOS, Cyro dos. O amanuense Belmiro. Belo Horizonte: Livraria Garnier, 2002.

BALSEBRE, Armand. El lenguaje radiofónico. Madrid: Cátedra, 1996.

Baudelaire, Charles. O pintor da vida moderna. Sobre a modernidade. São Paulo: Paz e terra, 2001.

BENJAMIN, Walter . Obras escolhidas III: Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo. 3a. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CHION, Michel. Guide des objets sonores. Pierre Schaeffer et la Reserche Musicale. Paris: INA-GRM/BUCHET, 1983.

CRISPIM, Antônio. Mme. Artus.In: Jornal Minas Gerais. Belo Horizonte, 06 abril.1930.

DI FELICE, Massimo. Paisagens pós-urbanas: o fim da experiência urbana e as formas comunicativas do habitar.

São Paulo: Annablume, 2009.

HAYE, Ricardo. El arte radiofónico: algunas pistas sobre la constitución de su expresividad. Buenos Aires: LaCrujia, 2004.

LOPES, Denilson. Paisagens da cultura, paisagens sonoras. In : FREIRE FILHO, João ; JANOTTI JUNIOR, Jeder. Comunicação e música popular massiva. Salvador :Edufba, 2006.

MARRA, P., GARCIA, L..Ouvir música na cidade: experiência auditiva na paisagem sonora urbana do hiper-centro de Belo Horizonte. Contemporânea. Rio de janeiro: 10, nov. 2012. Disponível em: http://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/contemporanea/article/view/3178. Acesso em: 08 Mar. 2014.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, (SP): Editora UNICAMP, 2007.

RIO, João do. A alma encantadora das ruas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

SCHAEFFER, Pierre. Machines à communiquer I. Genèse des simulacres. Paris: Seuil, 1970.

Publicado
2015-01-22
Como Citar
Vianna, G. M. (2015). Paisagem Sonora Urbana: escutas de Belo Horizonte. Resgate: Revista Interdisciplinar De Cultura, 22(2), 81-90. https://doi.org/10.20396/resgate.v22i28.8645782