Banner Portal
Preservação do patrimônio histórico das antigas vinícolas da região sul de Santa Catarina
PDF

Palavras-chave

Vinícola. Patrimônio. Arquitetura. Cultura. Preservação

Como Citar

BARTH, Fernando; AMARAL, Tatiana. Preservação do patrimônio histórico das antigas vinícolas da região sul de Santa Catarina. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 17–28, 2015. DOI: 10.20396/resgate.v23i30.8645803. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645803. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo busca avaliar a evolução e o estado de conservação de duas antigas vinícolas da região de Urussanga-SC, em função da relevância histórica, arquitetônica e turística que as vinícolas representam para essa região. Primeiramente será realizado um breve histórico dessas vinícolas e a fundamentação do patrimônio industrial e arquitetônico. Posteriormente é realizada a análise das características arquitetônicas e construtivas e o estado atual de conservação das edificações. A sistematização dos resultados pode contribuir para incrementar o conhecimento sobre essas antigas vinícolas, ressaltar a necessidade de melhorias e intervenções nessas edificações e por fim, promover a valorização do patrimônio arquitetônico e cultural. Essas vinícolas representam uma parte significativa da história da imigração italiana, de modo a manter o elo com aqueles que plantaram suas raízes e sua cultura na região. Roteiros turísticos qualificados, que incluam as vinícolas e suas paisagens, podem reforçar a identidade cultural, atraindo pessoas e recursos para garantir a preservação do patrimônio histórico das vinícolas do sul de Santa Catarina
https://doi.org/10.20396/resgate.v23i30.8645803
PDF

Referências

AMARAL, T. Caracterização do patrimônio industrial nas vinícolas Caruso Mac Donald e Cadorin em Urussanga-SC. 2014. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2014.

AMARAL, T.; BARTH, F. Vinícola Caruso Mac Donald: Caracterização e diagnóstico do patrimônio industrial em Urussanga-SC. Turismo e Sociedade, Curitiba, v. 7, n. 3, p. 467-494, jul. 2014.

BELOLLI, Mário et al. A história do carvão de Santa Catarina. Criciúma: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2002.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 35. ed. Brasília: Biblioteca Digital da Câmara de Deputados, 2012.

COSTA, Sérgio; COSTA, Márcia Neves Marques. Panorama da nossa gente. Urussanga: Costa Editorial e Gráfica, 1999-2000.

DANTAS, Fernando Antônio de Carvalho. Base jurídica para a proteção dos conhecimentos tradicionais. Revista CPC, v. 1, n. 2, p. 80-95, maio 2006.

FONTANA, Giovanni Luigi et al. Archeologia Industriale in Italia. Temi, progetti, esperienze. Brescia: Officine Grafiche Staged, 2005.

FUNDAÇÃO CATARINENSE DE CULTURA. Relatório técnico: conjunto de três edificações da Vinícola Cadorin – Urussanga/SC. Florianópolis: Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, 2011.

MAESTRELLI, Sérgio Roberto. Do parreiral à taça. O vinho através da história. Urussanga: Epagri, 2011.

MARQUES, Mons. Agenor Neves. História de Urussanga. Urussanga: Do autor, 1990.

MATIOLA, V. et al. Urussanga: traços da história. Urussanga: Vanguarda Editorial, 2010.

MESTRES ARTÍFICES DE SANTA CATARINA: Cadernos de memória. Margareth C. A. Pimenta (Coord.). Brasília: Iphan, 2012.

PIAZZA, Walter F. Italianos em Santa Catarina. Florianópolis: Lunardelli, 2001.

REBOLLAR, Paola May; VELLOSO, Carolina Quiumento; ERN, Rogério; VIEIRA, Hamilton Justino; SILVA, Aparecido Lima. Vales da uva Goethe. Urussanga: Ed. Progoethe; Gráfica Coan, 2007.

SHARP, Ronald. Indicação de procedência Vales da Uva. 2012. Disponível em: https://amicodivino.wordpress.com/2012/07/12/vale-das-uva-goethe-indicacao-de-procedencia-brasileira. Acesso em: 23 nov. 2015.

VALDUGA, Vander. O processo de desenvolvimento do enoturismo no Vale dos Vinhedos. 2007. Dissertação (Mestrado em Turismo) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul. 2007.

VIEIRA, A. et al. A indicação geográfica como instrumento para o desenvolvimento de uma região: Caso de procedência de indicação do Vales da Uva Goethe (SC). Revista Propriedade Intelectual Direito Contemporâneo, Aracaju, v.3, n.5, p.403-425, fev. 2014.

O periódico Resgate utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.