Banner Portal
Letramento, escravidão e mocambos

Versões

PDF

Palavras-chave

Escravidão
Letramento
Educação quilombola

Como Citar

VIANA, Iamara da Silva; GOMES, Flávio dos Santos. Letramento, escravidão e mocambos: livros encontrados em um rancho quilombola no Espírito Santo Oitocentista. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 28, n. 00, p. e020023, 2020. DOI: 10.20396/resgate.v28i0.8659369. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8659369. Acesso em: 26 jun. 2024.

Resumo

Neste ensaio apresentamos um documento inédito revelando a localização de livros e manuscritos num rancho de quilombola. São evocadas questões iniciais a respeito das expectativas de alfabetização, posse de livros entre escravizados e libertos. Horizontes de letramento podiam estar próximos não só de cativos que trabalhavam na casa grande, mas também de senzalas e mocambos. Mesmo nos quilombos, não havia isolamentos sociais que excluíam o acesso as senzalas, as trocas mercantis e a circulação de notícias atlânticas. Diante das questões de ensino da História da África, da escravidão e da pós-emancipação, assim como do reconhecimento dos territórios, culturas ancestrais e implementação de políticas públicas avaliamos as possibilidades de reflexão sobre o passado da escravidão e o presente da educação quilombola.

.

https://doi.org/10.20396/resgate.v28i0.8659369
PDF

Referências

ALBERTI, Verena. Algumas estratégias para o ensino de história e cultura afro-brasileira. In: PEREIRA, Amilcar Araujo; MONTEIRO, Ana Maria (Orgs.). Ensino de História e culturas afro-brasileiras e indígenas. Rio de Janeiro: Pallas, 2013. p. 20-34.

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Museus indígenas e quilombolas: os novos significados do conceito de processo de patrimonialização, Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, n. 37, p. 39-57, 2018.

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Quilombos: sematologia face a novas identidades. In: COSTA, Ivan Rodrigues; SANTOS, Werlly de Jesus. Frechal – Terra de preto: quilombo reconhecido como reserva extrativista. São Luís: SMDDH; CCN, 1996. p. 11-19.

ANDRADE, Patrícia Gomes Rufino. A educação no quilombo e os saberes do quilombo na escola. Curitiba: Appris Editora, 2018.

ANDRADE, Patrícia Gomes Rufino. Discutindo inclusão nas perspectivas da educação das relações étnico-raciais (ERER) afro-brasileiras. In: SILVA, Circe Mary Silva da et al. (Orgs.) Metodologia da pesquisa em educação do campo. Vitória: EDUFES, 2009. p. 13-89.

ANDRADE, Patrícia Gomes Rufino. Práticas culturais afro-brasileiras: construindo referências em educação quilombola. In: MERLER, Alberto et al. (Orgs.) Diálogos interculturais em terras capixabas. Vitória: EDUFES, 2012. p. 362.

ARIZZA, Marília; MACHADO, Maria Helena; GOMES, Flávio dos Santos. Quilombos. In: BURNARD, Trevor (Org.). Oxford Bibliographies Atlantic History. Oxford: Oxford, 2019.

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Fundo Secretaria de Polícia da Província (SPP), coleção 166, doc. 07, 13 out. 1853.

ASSUNÇÃO, Matthias Rohrig. A guerra dos bem-te-vis. A Balaiada na memória oral. São Luís: SIOGE, 1988.

BANDEIRA, Maria de Lourdes. Território negro em espaço branco. Estudo antropológico de Vila Bela. São Paulo: Brasiliense, 1988.

BARBOSA, Marialva. Escravizados e o mundo da comunicação. Oralidade, leitura e escrita no século XIX. Rio de Janeiro: Mauad Editora, 2016.

BARRA, Sérgio; MELLO, Juçara. Ensino de História, patrimônio cultural e memória social: desafios e possibilidades de uma comunidade escolar em Madureira/RJ. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v. 17, n. 4, p. 132-162, out./dez. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4025/rbhe.v17n4.999. Acesso em: 4 jan. 2020.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011.

DOMINGUES, Petrônio; GOMES, Flávio dos Santos. História dos quilombos e memórias dos quilombolas no Brasil: revisitando um diálogo ausente na lei 10.639/03. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), v. 5, n. 11, p. 5-28, jul./out. 2013. Disponível em: file:///C:/Users/iasvi/Downloads/187-1-362-1-10-20170223%20(1).pdf. Acesso em: 2 dez. 2019.

EXALTAÇÃO, Edmeire; GOMES, Flávio dos Santos. Remanescente de quilombo (verbete). In: MOTTA, Márcia (Org.). Dicionário da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. p. 398-401.

FERRER, Ada. Slavery, freedom, and the work of speculation. Small Axe, v. 23, n. 58, p. 220-228, mar. 2019. Disponível em: https://read.dukeupress.edu/small-axe/article-abstract/23/1%20(58)/220/137668/Slavery-Freedom-and-the-Work-of-Speculation?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 25 nov. 2019.

FONSECA, Marcus Vinicius; BARROS, Surya A. P. de (Orgs.). A história da educação dos negros no Brasil. Niterói: EDUFF, 2016.

GIKANDI, Simon. Rethinking the archive of enslavement. Early American Literature, v. 50, n. 1, p. 81-102, 2015. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/572086/pdf. Acesso em: 14 abr. 2018.

GOMES, Flávio dos Santos. A hidra e os pântanos: mocambos, quilombos e comunidades de fugitivos no Brasil (Séculos XVII-XIX). São Paulo: Edunesp, 2005b.

GOMES, Flávio dos Santos. Paisagens, cenários e memórias: roceiros e camponeses na escravidão e na pós-emancipação no Brasil. In: CAMPOS, Adriana Pereira; SILVA, Gilvan Ventura da (Orgs.). A escravidão atlântica. Do domínio sobre a África aos movimentos abolicionistas. Vitória: GM, 2011. p. 73-90.

GOMES, Flávio dos Santos. Quilombola (verbete). In: MOTTA, Márcia M. (Org.). Dicionário da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005a. p. 382-384.

GOMES, Flávio dos Santos. Quilombos e remanescentes de quilombos. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz; GOMES, Flavio dos Santos (Orgs.). Dicionário da escravidão e liberdade. 50 textos críticos. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. p. 367-376.

GOMES, Flávio dos Santos. Terra de preto (verbete). In: MOTTA, Márcia M. (Org.). Dicionário da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005b. p. 467-468.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro brasileiro indaga e desafia as políticas educacionais. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), v. 11, p. 141-162, 2009. Disponível em: https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/download/688/616. Acesso em: 12 jan. 2019.

GOMES, Nilma Lino; SANTANA, Patricia Maria de Souza.; GOMES, Ana Maria Rabelo. Desafios metodológicos da pesquisa com crianças do quilombo Mato do Tição - MG. In:

GUIMARÃES, Aissa A.; OLIVEIRA, Osvaldo Martins. Jongos e caxambus: culturas afro-brasileiras no Espírito Santo. Vitória: PROEX/UFES, 2018.

HARTMAN, Saidiya. Lose your mother: A journey along the Atlantic Slave Route. Nova Iorque: Farrar, Strausand and Giroux, 2008.

LIMA, Ivana Stolze. A língua brasileira e os sentidos de nacionalidade e mestiçagem no Império do Brasil. Topoi, Rio de Janeiro, v. 4, n. 7, p. 334-356, jul./dez. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/topoi/v4n7/2237-101X-topoi-4-07-00334.pdf. Acesso em: 27 out. 2019.

LIMA, Ivana Stolze. Diz que é forro: práticas de comunicação escrava em anúncios de jornal. In: ORNELAS DE AVELLAR, Juanito; ALVAREZ, Laura López (Orgs.). Dinâmicas afro-latinas. Língua(s) e História(s). Frankfurt am Main: Peter Lang, 2015. p. 31-42.

LIMA, Ivana Stolze. Escravos bem falantes e nacionalização lingüística no Brasil uma perspectiva histórica. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 25, n. 50, p. 352-369, jul./dez 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-21862012000200005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 14 set. 2019.

MAC CORD, Marcelo; ARAUJO, Carlos Eduardo Moreira de (Orgs.). Rascunhos cativos. Educação, escolas e ensino no Brasil escravista. Rio de Janeiro: 7Letras, 2017.

MACHADO, Maria Helena; GOMES, Flávio dos Santos. Eles ficaram “embatucados”, seus escravizados sabiam ler: abolicionistas, senhores e cativos leitores no alvorecer da liberdade. In: MAC CORD, Marcelo; ARAUJO, Carlos Eduardo Moreira de; GOMES, Flávio dos Santos (Orgs.). Rascunhos cativos. Educação, escolas e ensino no Brasil escravista. Rio de Janeiro: 7Letras, 2017. p. 253-283.

MARIN, Rosa Acevedo; ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno; MARTINS, Cyntia Carvalho. Cimarrones, Marrons, Quilombolas, Boni, Raizales, Garifunas e Palenqueiros nas Américas. Manaus: Edições UEA; PNCSA, 2019.

MARTINS, Sandra; GOMES, Flávio dos Santos. Dos horizontes e das políticas da memória: sobre a história e o ensino de história da escravidão e da pós-emancipação no Brasil. In: CAMPOS, Adriana Pereira; SILVA, Gilvan Ventura da Silva; MOTTA, Kátia Sausen da (Orgs.). O espelho negro de uma nação. A África e sua importância na formação do Brasil. Vitória: EDUFES, 2019. p. 191-220.

MATTOS, Ilmar Rohloff de. Mas não somente assim! Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de História. Tempo, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 5-16, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tem/v11n21/v11n21a02.pdf. Acesso em: 9 abr. 2010.

MATTOS, Wilson Roberto; GOMES, Flávio dos Santos. Em torno de Áfricas no Brasil: bibliografias, políticas públicas e formas de ensino de História. In: FEITOSA, Lourdes Conde; FUNARI, Pedro Paulo; ZANLOCHI, Terezinha Santarosa (Orgs.). As veias negras do Brasil: conexões brasileiras com a África. Bauru: Editora da Universidade do Sagrado Coração, 2012. p. 45-78.

MELLO, Juçara; VIANA, Iamara. Educação patrimonial e ensino de História: diálogos. Revista Encontros. v. 11, n. 20, p. 49-62, jun. 2013. Disponível em: https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/article/view/327. Acesso em: 18 mar. 2019.

MIRANDA, Shirley Aparecida; GOMES; Nilma Lino (Orgs.). Diálogos entre sujeitos, práticas e conhecimentos. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2018. p. 131-152.

MONTEIRO, Ana Maria; PEREIRA, Amilcar Araujo. Ensino de História e culturas afro-brasileiras e indígenas. Rio de Janeiro: Pallas, 2013.

MORAES, Wallace; IORUBA, Togo (Gérson Theodoro); GOMES, Flávio dos Santos. Dos quilombos ao quilombismo: por uma história da luta antirracista no Brasil (notas para um debate). Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), v. 8, n. 18, p. 215-238, fev. 2016. Disponível em: https://www.academia.edu/40845970/Dos_quilombos_ao_quilombismo_por_uma_hist%C3%B3ria_comparada_da_luta_antirracista_no_Brasil_notas_para_um_debate_. Acesso em: 13 mar. 2018.

MOREIRA, Vânia Maria Losada. Entre índios e escravizados armados: alianças interétnicas e formação de quilombos na província do Espírito Santo, 1808-1850. Luso-Brazilian Review, Wisconsin, v. 51, n. 1, p. 36-67, jun. 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/265876391_Entre_indios_e_escravos_armados_Aliancas_interetnicas_e_formacao_de_quilombos_na_provincia_do_Espirito_Santo_1808-1850. Acesso em: 2 ago. 2015.

MOTTA, Márcia M.; GOMES, Flávio dos Santos. Terras e territórios da liberdade: notas de pesquisas sobre posseiros, camponeses negros e remanescentes de quilombos. In: CAMPOS, Adriana Pereira; SILVA, Gilvan Ventura da (Orgs.). Da África ao Brasil: itinerários históricos da cultura negra. Vitória: Universidade, 2007. p. 159-205.

MOURA, Glória. Os quilombos contemporâneos e a educação. Humanidades – Consciência Negra. Brasília: Editora UNB, 1999.

OLIVEIRA, Kiusam Regina de. O mundo no black power de Tayó: entre a pedagogia da ancestralidade, a literatura do encantamento e o empoderamento negro. In: OLIVEIRA, Alexsandra Flávia Bezerra de et al. (Orgs.). Artefatos da cultura negra-educação afropensada: repensar o currículo e construir alternativas de combate ao racismo. Curitiba: CRV, 2016. p. 83-90

OLIVEIRA, Osvaldo Martins. Projeto político de um território negro: memória, cultura e identidade quilombola em Retiro, Santa Leopoldina - ES. Vitória: Milfontes, 2019.

OLIVEIRA, Osvaldo Martins; AMORIN, Cleyde Rodrigues (Orgs.). Africanidades e seus zeladores: identidades, religiosidades e patrimônio cultural. Vitória: UFES - Proex, 2017.

OLIVEIRA, Regina Célia Rosário de; GOMES, Flávio dos Santos. Do quilombo ao quilombola. Ciência Hoje das Crianças, v. 240, p. 2-6, nov. 2012.

OLIVEIRA, Rosy; GOMES, Flávio dos Santos (Orgs.). Das formações negras camponesas. Belo Horizonte: Fino Traço, 2016.

PIRES, Antônio Liberac Cardoso Simões; ROJAS, Axel; GOMES, Flávio dos Santos (Orgs.). Territórios de gente negra. Processos, transformações e adaptações. Ensaios sobre Colômbia e Brasil. Belo Horizonte: Selo Negro, 2016

RIBEIRO NETO, Alexandre; VIANA, Iamara da Silva; GOMES, Flávio dos Santos. Escritos insubordinados entre escravizados e libertos no Brasil. Estudos Avançados, São Paulo, v. 33, n. 96, p. 155-178, ago. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142019000200155&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 30 ago. 2019.

SANTOS, Lucimar Felisberto dos; GOMES, Flávio dos Santos. Personagens e paisagens da escravidão no Brasil. In: SANTOS, Patrícia Teixeira (Org.). Os africanos. Dentro e fora da África. Curitiba: Positivo, 2016. p. 15-48.

SCOTT, James C. A dominação e a arte da resistência. Discursos ocultos. Lisboa: Letra Livre, 2013.

SILVA, Adriana Maria Paulo da. Aprender com perfeição e sem coação. Uma escola para meninos pretos e pardos na Corte. Brasília: Plano, 2000.

SILVA, Ana Carolina Lourenço; GOMES, Flávio dos Santos. A lei 10.639 e a patrimonialização da cultura: quilombos, Serra da Barriga e Palmares – primeiros percursos. In: CHEVITARESE, André; GOMES, Flávio dos Santos (Orgs.). Dos artefatos e das margens: ensaios da história social e cultura material no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: 7Letras, 2018. p. 146-157.

SILVA, Douglas Verrancia; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Cidadania, relações étnico raciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de ciências. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 705-718, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022010000300004&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 25 set. 2012.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. A educação no Limoeiro: uma comunidade de trabalhadores rurais negros. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 9, p. 121-131, 1986.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Crianças negras entre a assimilação e a negritude. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 9, n. 2, p. 161-188, 2015. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1137. Acesso em: 16 jan. 2016.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves; GOMES, Nilma Lino (Orgs.). Experiências étnico-culturais para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SILVA, Sandro J. Cartografia social das comunidades quilombolas e do carvão no sapê do norte. Vitória: UFES, 2013.

SMALLWOOD, Stephanie E. The politics of the archive and history’s accountability to the enslaved. History of the Present, Duke, v. 6, n. 2, p. 117-132, out. 2016. Disponível em: https://go.gale.com/ps/anonymous?id=GALE%7CA545479581&sid=googleScholar&v=2.1&it=r&linkaccess=abs&issn=21599785&p=AONE&sw=w. Acesso em: 12 dez. 2016.

SOARES, Geraldo Antônio. Quando os escravizados fugiam: província do Espírito Santo, últimas décadas da escravidão. Estudos Ibero-Americanos, Porto Alegre, v. XXIX, n. 1, p. 53-72, dez. 2003. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/iberoamericana/article/view/24119. Acesso em: 23 mar. 2019.

TROUILLOT, Michel-Rolph. Silenciando o passado: poder e a produção da história. Curitiba: Huya, 2016.

WISSENBACH, Maria Cristina Cortez. Cartas, procurações, escapulários e patuás: os múltiplos significados da escrita entre escravos e forros na sociedade oitocentista brasileira. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, v. 4, p. 103-122, jul./dez. 2002. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4541181/mod_resource/content/0/wissembach.pdf. Acesso em: 7 fev. 2020.

XAVIER, Giovana. Já raiou a liberdade: caminhos para o trabalho com a história da pós-abolição na educação básica. In: MONTEIRO, Ana Maria; PEREIRA, Amilcar Araujo. Ensino de História e culturas afro-brasileiras e indígenas. Rio de Janeiro: Pallas, 2013. p. 85-100.

YABETA, Daniela; GOMES, Flávio dos Santos. Memória, cidadania e direitos de comunidades remanescentes (Em torno de um documento da história dos quilombolas da Marambaia). Afro-Ásia, n. 47, p. 79-117, 2013a. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0002-05912013000100003&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 26 jul. 2020.

YABETA, Daniela; GOMES, Flávio dos Santos. Na escola quilombola. Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, v. 251, n. 47, p. 7-9, nov. 2013b. Disponível em: http://chc.org.br/edicoes/. Acesso em: 18 set. 2015.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura

Downloads

Não há dados estatísticos.