Museu virtual de educação profissional

práticas pedagógicas híbridas na formação continuada de docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/resgate.v29i1.8661212

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica, Inventário, Museu virtual, História da educação, Centros de memória

Resumo

O artigo apresenta o processo de criação do Museu Virtual da Educação Profissional do Centro Paula Souza, envolvendo docentes que atuam em diferentes municípios do estado de São Paulo, com projetos individuais ou coletivos sobre história da educação profissional e tecnológica. Para a formação continuada desses professores, são propostas e organizadas práticas pedagógicas híbridas de ensino-aprendizagem por meio de Clubes de Memórias, que acontecem na capital três vezes ao ano, com o apoio institucional. Durante a formação, são desenvolvidas competências para gestão documental sobre arquivologia, biblioteconomia e museologia, empregando, como categoria de investigação, a cultura escolar, e como metodologia de pesquisa a história oral, buscando salvaguardar e preservar o patrimônio cultural da ciência e tecnologia, bem como o patrimônio histórico-educativo, com professores que, na sua maioria, são curadores em centros de memória institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lucia Mendes de Carvalho, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Pós-doutora em Muselogia e Patrimônio no Museu de Astronomia e Ciências Afins. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Carlos Eduardo Ribeiro, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Professor de Informática para Internet da Faculdade de Tecnologia de São Roque (FATEC) e na Universidade Paulista (UNIP - Campinas).  membro do GEPEMHEP (Grupo de Estudos e Pesquisas em Memórias e História da Educação Profissional) do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

 

Referências

ALVES, Julia Falivene. Historiografia das mais antigas escolas técnicas estaduais do estado de São Paulo. Revista Synthesis, São Paulo, n. 5, p. 31-38, out. 1998. Disponível em: http://www.cpscetec.com.br/memorias/arquivos/synthesis.pdf. Acesso em: 12 set. 2020.

ARAÚJO, Almério Melquíades. Laboratório de Currículos no Centro Paula Souza: princípios e organização. In: ARAÚJO, Almério Melquíades; DEMAI, Fernanda Mello (Orgs.). Currículo escolar em laboratório: a educação profissional e tecnológica. São Paulo: Centro Paula Souza, 2019. p. 250-258.

BACKES, Luciana; MANTOVAN, Ana Margô; BARCHINSKI, Karen. Educação Superior em espaços híbridos: a presença e copresença no processo de cooperação. Conjectura: Filosofia e Educação, Caxias do Sul, v. 22, n. 3. p. 458-481, set./dez. 2017. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4792/pdf. Acesso em: 12 set. 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

CAMARGO, Ana Maria de Almeida. Dicionário de terminologia arquivística. São Paulo: Centro de Memória da Educação: Faculdade de Educação-USP; FAPESP, 2010.

CARVALHO, Maria Lucia Mendes de. Arquivo Histórico Institucional: a importância para a história da educação profissional e tecnológica no Centro Paula Souza. In: CARVALHO, Maria Lucia Mendes de (Org.). Coleções, acervos e centros de memória. São Paulo: Centro Paula Souza, 2017a. p. 39-58.

CARVALHO, Maria Lucia Mendes de. Cinquentenário do Centro Paula Souza. Documento em destaque: discurso da “Aula inaugural do Centro Estadual de Educação Tecnológica”. Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, v. 5, p. 1-10, e019040, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/12617/8007.

Acesso em: 12 abr. 2021.

CARVALHO, Maria Lucia Mendes de. Patrimônio cultural da Química e da Dietética no Centro de Memória da Escola Técnica Estadual Carlos de Campos (SP): Catálogo da pesquisa sobre a arquitetura Escolar, artefatos e suas possibilidades de musealização. São Paulo: Centro Paula Souza, 2017b.

CARVALHO, Maria Lucia Mendes de; RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado. História oral na educação: memórias e identidades. Programa Brasil Profissionalizado. São Paulo: Centro Paula Souza. 2013.

CENTRO PAULA SOUZA. Memórias e história da educação profissional e tecnológica. São Paulo: Centro Paula Souza, 2020. 1 sítio eletrônico. Disponível em: http://www.memorias.cpscetec.com.br/. Acesso em: 16 mar. 2020.

CORREIA, Ana Paula. As múltiplas facetas da curadoria de conteúdos digitais. Revista Docência e Cibercultura. Redoc, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 14-32, set./dez. 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/36884.

Acesso em: 17 mai. 2019.

DEMAI, Fernanda Mello. Missão, concepções e práticas do Grupo de Formulação e Análises Curriculares (GFAC): o Laboratório de Currículo do Centro Paula Souza. In: ARAÚJO, Almério Melquíades; DEMAI, Fernanda Mello (Orgs.). Currículo escolar em laboratório: a educação profissional e tecnológica. São Paulo: Centro Paula Souza, 2019. p. 21-129.

DESCHAINE, Mark E.; SHARMA, Sue Ann. The Five Cs of Digital Curation: Supporting TwentyFirst-Century Teaching and Learning. InSight, Parkville, v. 10, p. 19-24, 2015. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1074044.pdf. Acesso em: 12 abr. 2021.

GRANATO, Marcus; LOURENÇO, Marta C. Reflexões sobre o patrimônio cultural da ciência e tecnológica na atualidade. Revista Memória em Rede, Pelotas, n. 4, p. 85-104, dez. 2010/mar. 2011.

GRANATO, Marcus; SANTOS, Fernanda Pires. Os Museus e a Salvaguarda do Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia no Brasil. In: GRANATO, Marcus (Org.). Museologia e patrimônio – Coleção MAST: 30 anos de pesquisa. v. 1. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2015. p. 79-119. Disponível em: http://site.mast.br/hotsite_mast_30_anos/pdf/capitulo_03.pdf. Acesso em: 12 abr. 2021.

GUARINELLO, Norberto Luiz. História científica, história contemporânea e história cotidiana. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 24, n. 48, p. 13-38, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbh/v24n48/a02v24n48.pdf. Acesso em: 12 abr. 2021.

HENRIQUES, Rosali Maria Nunes. Memória, museologia e virtualidade: um estudo sobre o Museu da Pessoa. 2004. Dissertação (Mestrado em Museologia) – Departamento de Arquitectura, Urbanismo e Geografia, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, 2004. Disponível em: https://pesquisafacomufjf.files.wordpress.com/2013/06/memc3b3ria-museologia-e-virtualidade-um-estudo-sobre-o-museu-da-pessoa.pdf. Acesso em: 12 fev. 2021.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, v. 1, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749. Acesso em: 12 set. 2020.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom; HOLANDA, Fabíola. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto. 2007.

MENEZES, Maria Cristina et al. (Coord.) Inventário histórico documental: Escola Normal de Campinas – de escola complementar a instituto de educação (1903 – 1976). Campinas: Faculdade de Educação-UNICAMP; Gráfica Central-UNICAMP, 2009.

MOGARRO, Maria João. Educação e patrimônio cultural. Escolas, objetos e práticas. Lisboa: Edições Colibri; Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2015.

MOGARRO, Maria João et al. Inventário e digitalização do patrimônio museológico da educação – um projeto de preservação e valorização do patrimônio educativo. Revista História da Educação, Pelotas, v. 14, n. 30, p. 153-179, jan./abr., 2010. Disponível em:

https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/28916. Acesso em: 12 abr. 2021.

MORAES, Carmen Sylvia Vidigal; ALVES, Julia Falivene (Orgs.). Álbum fotográfico – Uma história em Imagens – Escolas profissionais públicas do estado de São Paulo. São Paulo: Centro Paula Souza, 2002b.

MORAES, Carmen Sylvia Vidigal; ALVES, Julia Falivene (Orgs.). Contribuição à pesquisa do ensino técnico no estado de São Paulo: Inventário de fontes documentais. São Paulo: Centro Paula Souza, 2002a.

MOTOYAMA, Shozo (Org.). Educação técnica e tecnológica em questão. 25 anos do CEETEPS. Uma história vivida. São Paulo: Editora da Unesp; CEETEPS, 1995.

NORA, Pierre. Entre a memória e a história. A problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo, v. 10, p. 7-28, dez. 1993. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101/8763. Acesso em: 12 abr. 2021.

PETEROSSI, Helena Gemignani; MENINO, Sergio Eugenio. A formação do formador. São Paulo: Centro Paula Souza, 2017.

ROCHA, Carlos José Trindade da. Motivações para o desenvolvimento profissional docente em comunidade com postura investigativa. Interfaces da Educação, Parnaíba, v. 9, n. 27, p. 157-183, 2018. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/2616. Acesso em: 12 abr. 2021.

SIEBRA, Sandra de Albuquerque; BORBA, Vildeane da Rocha; MIRANDA, Márjoy Karoline Fernandes de Oliveira. Curadoria Digital: um termo interdisciplinar. Revista Informação & Tecnologia (ITEC), João Pessoa, v. 3, n. 2, p. 21-38, jul./dez. 2016. Disponível em: www.periodicos.ufpb.br/index.php/itec/article/download/38408/20163. Acesso em: 17 mai. 2019.

SILVA, Gabriele Bonotto; FELICETTI, Vera Lucia. Habilidades e competências na prática docente: perspectivas a partir de situações-problema. Revista Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 17-29, jan./jun. 2014. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/14919. Acesso em: 16 mar. 2020.

VECHIATO, Fernando Luiz; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio. Encontrabilidade da informação. v.1. São Paulo: Editora da Unesp, 2014.

VIÑAO FRAGO, Antonio. Memória, patrimônio y educación. Revista História da Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 33, p. 31-62, jan./abr. 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/20100/11674. Acesso em: 12 abr. 2021.

VIÑAO FRAGO, Antonio. Relatos e relações autobiográficas de professores e mestres. In: MENEZES, Maria Cristina (Org.). Educação, memória, história – possibilidades, leituras. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 333-373.

VIÑAO FRAGO, Antonio. Sistemas educativos, culturas escolares e reformas: continuidades y cambios. 2. ed. Madri: Ediciones Morata, 2006.

Downloads

Publicado

2021-06-10

Como Citar

CARVALHO, M. L. M. de .; RIBEIRO, C. E. Museu virtual de educação profissional: práticas pedagógicas híbridas na formação continuada de docentes. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021004, 2021. DOI: 10.20396/resgate.v29i1.8661212. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8661212. Acesso em: 7 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios