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Museu virtual de educação profissional
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Palavras-chave

Educação profissional e tecnológica
Inventário
Museu virtual
História da educação
Centros de memória

Como Citar

CARVALHO, Maria Lucia Mendes de; RIBEIRO, Carlos Eduardo. Museu virtual de educação profissional: práticas pedagógicas híbridas na formação continuada de docentes. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021004, 2021. DOI: 10.20396/resgate.v29i1.8661212. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8661212. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O artigo apresenta o processo de criação do Museu Virtual da Educação Profissional do Centro Paula Souza, envolvendo docentes que atuam em diferentes municípios do estado de São Paulo, com projetos individuais ou coletivos sobre história da educação profissional e tecnológica. Para a formação continuada desses professores, são propostas e organizadas práticas pedagógicas híbridas de ensino-aprendizagem por meio de Clubes de Memórias, que acontecem na capital três vezes ao ano, com o apoio institucional. Durante a formação, são desenvolvidas competências para gestão documental sobre arquivologia, biblioteconomia e museologia, empregando, como categoria de investigação, a cultura escolar, e como metodologia de pesquisa a história oral, buscando salvaguardar e preservar o patrimônio cultural da ciência e tecnologia, bem como o patrimônio histórico-educativo, com professores que, na sua maioria, são curadores em centros de memória institucional.

https://doi.org/10.20396/resgate.v29i1.8661212
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