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Patrimônio cultural da USP São Carlos
Capa: Lygia Eluf (sem título, série Desenhos da Quarentena, técnica: nanquim/papel, 35x15cm, 2020) e Carlos Lamari.
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Palavras-chave

Educação patrimonial
Patrimônio cultural
USP São Carlos

Como Citar

FARACO, André Frota Contreras; VIZIOLI, Simone Helena Tanoue. Patrimônio cultural da USP São Carlos: identificação e interpretação por meio da Educação Patrimonial. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 31, n. 00, p. e023023, 2024. DOI: 10.20396/resgate.v31i00.8670963. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8670963. Acesso em: 30 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta uma ação de Educação Patrimonial realizada com um grupo de universitários do campus São Carlos da USP no 2º semestre de 2021. O objetivo da ação foi realizar um processo educativo que oportunizasse aos alunos a desnaturalização do território da universidade sob a perspectiva do Patrimônio Cultural, de forma a identificá-lo, interpretá-lo e representá-lo. A ação ocorreu em 3 etapas: 1) mobilização das experiências e vivências dos alunos; 2) entrecruzamento dessas experiências com os conhecimentos do campo do Patrimônio Cultural e da representação e linguagem; 3) sistematização do conhecimento em um Inventário Participativo. Espera-se, com este trabalho, lançar luz sobre o Patrimônio Cultural dos universitários, além de consolidar o referencial teórico-conceitual utilizado como referência, as estratégias de ação e as ferramentas utilizadas.

https://doi.org/10.20396/resgate.v31i00.8670963
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