Resumo
O presente artigo discute a fotografia de moda no Brasil partindo do depoimento de Otto Stupakoff, que afirma ser de sua autoria a primeira imagem fotográfica de moda realizada no país. Para a construção da reflexão aqui apresentada foram resgatadas três imagens de Stupakoff contidas no acervo do Instituto Moreira Salles (RJ), além de depoimentos do fotógrafo e de terceiros. Também foi investigada a veiculação da fotografia de moda no Brasil via revistas especializadas e traçada uma discussão sobre os aspectos da fotografia de moda como gênero fotográfico. Justifica-se o uso dos depoimentos de Stupakoff sobre a sua contribuição inicial para a fotografia de moda brasileira à luz da história oral, que auxilia na reconstrução de cenário pretéritos e trajetórias individuais. Ainda, as três imagens de Stupakoff foram analisadas levando-se em conta seus aspectos formais e o contexto histórico.
Referências
ALI, Fátima. A arte de editar revistas. São Paulo: Nacional, 2009.
ALLEONE, Carol. Otto Stupakoff: o primeiro fotógrafo de moda do Brasil. Revista Moda Única, São Paulo, n. 1, p. 82-83, fev. 2012.
AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes (Orgs.). Usos & abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
BAUDRILLARD, Jean. A sociedade do consumo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2009.
BONADIO, Maria Claudia. O fio sintético é um show! Moda, política e publicidade; Rhodia S.A 1960-1970. 2005. Tese (Doutorado em História) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2005.
BONADIO, Maria Claudia; GUIMARÃES, Maria Claudia Araújo. Alceu Penna e a construção de um estilo brasileiro: modas e figurinos. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 16, n. 33, p. 145-175, jan./jun. 2010.
BRAGA, João; PRADO, Luís André do. História da moda no Brasil: das influências às autorreferências. 2. ed. São Paulo: Disal, 2011.
BRANDÃO, Ignácio de Loyola. Vogue: bom gosto e sofisticação. In: MULHERES EM REVISTA: o jornalismo feminino no Brasil [Cadernos da Comunicação, Série Memória]. Rio de Janeiro: Secretaria Especial de Comunicação Social, 2002.
BREUILLE, Jean-Philippe. Dictionnaire mondial de la photographie. 2. ed. Paris: Larousse, 2011.
BUITONI, Dulcília Schroeder. Fotografia e jornalismo. A informação pela imagem. Organização de Magaly Prado. São Paulo: Saraiva, 2011. (Coleção Introdução ao Jornalismo, v. 6).
CÉSAR, Newton; PIOVAN, Marco. Making of: revelações sobre o dia-a-dia da fotografia. São Paulo: Senac, 2007.
DUAILIBI, Roberto. História de vida: depoimento [13 mai. 2005]. São Paulo: Museu da Pessoa. Disponível em: http://www.museudapessoa.net/pt/conteudo/historia/historia-de-vida-46568. Acesso em 20 jan. 2017.
ESTEVES, Juan. A importância de ser Otto Stupakoff. In: PARATY EM FOCO – Festival Internacional de Fotografia, 9., 2013, Paraty. Disponível em: http://paratyemfoco.com/blog/2010/04/a-importancia-de-ser-otto-stupakoff/. Acesso em: 7 dez. 2016.
FABRIS, Annateresa (Org). Fotografia usos e funções no século XIX. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2008.
FERNANDES JÚNIOR, Rubens (Org.). Otto Stupakoff. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
FONSECA, Duda. “O que menos me interessa é a moda”. O tempo magazine, Belo Horizonte, 20 jan. 2007. Disponível em http://www.otempo.com.br/divers%C3%A3o/magazine/o-que-menos-me-interessa-%C3%A9-a-moda-1.317836. Acesso em 20 jan. 2017.
FREYRE, Gilberto. Modos de homem e modas de mulheres. 3. ed. São Paulo: Record, 1997.
GONÇALO JÚNIOR. Alceu Penna e as garotas do Brasil: moda e impressa - 1933 a 1975. São Paulo: Amarilys, 2011.
GURAN, Milton. Linguagem fotográfica e informação. Rio de Janeiro: Gama Filho, 1999.
A INFÂNCIA redescoberta na arte de Otto Stupakoff. Correio do Povo, Porto Alegre, 15 abr. 1979.
KOSSOY, Boris. Fotografia & História. 4. ed. rev. São Paulo: Ateliê, 2001.
KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo. São Paulo: Ateliê, 2007.
KRAUSS, Vivian Wolf. Laboratório, estúdio, ateliê: fotógrafos e ofício fotográfico em São Paulo (1939 – 1970). Dissertação (Mestrado em História Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo. 2013.
MARRA, Cláudio. Nas sombras de um sonho: história e linguagens da fotografia de moda. Trad. Renato Ambrósio. São Paulo: Senac, 2008.
MARTINS, Ana Luiza; LUCA, Tania Regina de. História da imprensa no Brasil. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013.
MAUAD, Ana Maria. Através da imagem: fotografia e história – interfaces. Revista Tempo, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 73-98, 1996.
MELLO, João Manoel Cardoso; NOVAIS, Fernando. Capitalismo tardio e sociabilidade moderna. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz (Org.). História da Vida Privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. v. 4.
MENDES, Ricardo; ARRUDA, Valdir. Otto Stupakoff: fotografia de moda em São Paulo na década de 1960. Revista D’Art, São Paulo, n. 8, p. 4-15, dez. 2001.
NEIRA, Luz Garcia. A invenção da moda brasileira. Caligrama, São Paulo, v. 4, n. 1, abr. 2008. ISSN 1808-0820. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/caligrama/article/view/68123. Acesso em: 3 jul. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.11606/
A PERSONALIDADE da moda para o inverno de 1961. Propaganda: Revista mensal de publicidade, São Paulo, jun, 1961.
PICAUDÉ, Valérie; ARBAÏZAR, Philippe (Orgs.). La confusión de los géneros en fotografía. Barcelona: Gustavo Gili, 2004.
SANT’ANNA, Patricia. Coleção Rhodia: arte e design de moda nos anos sessenta no Brasil. 2010. Tese (Doutorado em História da Arte) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2010.
SCHEMES, Claudia; ARAUJO, Denise. O artista gráfico Alceu Penna na Revista O Cruzeiro: apropriações e ressignificações da moda europeia e a representação da mulher (1940-1950). Cultura Visual, Salvador, n. 15, p. 57-69, maio 2011.
SIEGEL, Eliot. Curso de fotografia de moda. Trad. Maria Alzira Brum Lemos. Barcelona: Gustavo Gili, 2012.
SOUGEZ, Jean-Marie. História de la fotografia. Madrid: Cátedra, 2001.
STYCER, Mauricio. As sutilezas de um olhar. Revista Carta Capital, São Paulo, 22 jun. 2005.
TESSITORE, Mariana. Beleza e estranhamento na obra de Otto Stupakoff. Revista Brasileiros, [S.l.], 16 dez. 2016. Disponível em: http://brasileiros.com.br/2016/12/beleza-e-estranhamento-na-obra-de-otto-stupakoff. Acesso em 20 jan. 2017.
O periódico Resgate utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.