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Myroslav Slaboshpytskiy
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Palavras-chave

Cinema surdo
Cultura surda
Teoria dos cineastas
Linguagens

Como Citar

CZMOLA, Halyne; CEZAR, Kelly Priscilla Lóddo. Myroslav Slaboshpytskiy: o cinema surdo como teoria e prática criadora. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 28, n. 00, p. e020013, 2020. DOI: 10.20396/resgate.v28i0.8656750. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8656750. Acesso em: 3 out. 2024.

Resumo

Este artigo objetiva analisar três obras cinematográficas do ucraniano Myroslav Slaboshpytskiy, Diagnosis (2009), Deafness (2010) e The Tribe (2014), correlacionando-as ao cinema surdo. A pesquisa é de natureza bibliográfica com base na teoria dos cineastas (AUMONT, 2004), do cinema surdo (BUBNIAK, 2016), dos estudos culturais e nos estudos linguísticos das línguas de sinais. Os resultados demonstram que Slaboshpytskiy desenvolve um processo de criação cinematográfica em direção à construção de uma nova forma de retratar a surdez no cinema contemporâneo, indo ao encontro da teoria socioantropológica da linguagem, defendida pela cultura surda. Conclui-se que essas obras podem ser utilizadas para reflexão sobre a cultura surda, seus artefatos culturais e linguísticos e podem ser fonte de teoria e prática criadora.

https://doi.org/10.20396/resgate.v28i0.8656750
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