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A caracterização de “elite” em produções acadêmicas sobre o ensino secundário (2004 – 2015)
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Palavras-chave

Ensino secundário
Conceito de elite
Produção acadêmica

Como Citar

VENDRAME MENEZES, Fernando. A caracterização de “elite” em produções acadêmicas sobre o ensino secundário (2004 – 2015) . Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021013, 2021. DOI: 10.20396/resgate.v29i1.8663625. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8663625. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho apresenta parte de uma pesquisa desenvolvida no curso de Doutorado de um Programa de Pós-Graduação em Educação, cujo objetivo foi investigar a implementação do ensino secundário nas cidades de Belo Horizonte – MG e Campo Grande – MS, numa perspectiva histórico-comparada, tomando como fonte e objeto produções acadêmicas produzidas entre 2004 e 2015 em programas de pós-graduação de duas universidades federais destes estados. Para este texto em específico, vamos discutir como estas produções acadêmicas caracterizaram o seu entendimento sobre o conceito de elite. Em linhas gerais, argumentamos que o conceito de elite foi pouco desenvolvido e problematizado, pois partiam de um entendimento a priori, já cristalizado pela historiografia, de que o ensino secundário era destinado a formação da “elite”.

https://doi.org/10.20396/resgate.v29i1.8663625
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