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Transnacionalização e mercadorização da educação superior: examinando alguns efeitos colaterais do capitalismo acadêmico (sem riscos) no Brasil – A expansão privado-mercantil
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Palavras-chave

Educação superior. Transnacionalização. Mercadorização. PROUNI. FIES.

Como Citar

AZEVEDO, Mário Luiz Neves de. Transnacionalização e mercadorização da educação superior: examinando alguns efeitos colaterais do capitalismo acadêmico (sem riscos) no Brasil – A expansão privado-mercantil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 86–102, 2015. DOI: 10.22348/riesup.v1i1.7371. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650522. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o processo de mercadorização da educação superior no Brasil, com um foco especial sobre a transnacionalização e a provisão de ensino superior por instituições que visam lucro. Com base em uma abordagem da teoria crítica, como a elaborada por Susan Robertson, Roger Dale, Immanuel Wallerstein, Sheila Slaughter, Larry Leslie, Florestan Fernandes e Pierre Bourdieu, apresenta-se o argumento de que a mercadorização da educação superior foi destravada a partir da promulgação da LDB 9394 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), em 1996, e catalisada por programas federais como o PROUNI (Programa Universidade para Todos) e FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), gerando uma espécie de “capitalismo acadêmico sem riscos” no Brasil.
https://doi.org/10.22348/riesup.v1i1.7371
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