Inovação e inclusão: uma integração em favor dos alunos de escola pública na universidade

  • Elisabete Monteiro Aguiar Pereira Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Inovação e inclusão. Universidade pública e inclusão. Educação superior e inovação

Resumo

O texto relata resultados da pesquisa que visou conhecer e avaliar o impacto do Programa de Formação Superior Interdisciplinar (ProFIS) da Universidade Estadual de Campinas, por se tratar de um programa experimental voltado para um grupo diferenciado de alunos, com demandas específicas e com um currículo diferenciado. Como objetivos a pesquisa buscou: - conhecer a visão dos docentes sobre o oferecimento do curso com as especificidades que possui e como lidaram com alunos com distintas demandas e com os desafios pedagógicos de um currículo de formação geral e interdisciplinar; - avaliar o Programa do ponto de vista dos alunos e da coordenação sobre a arquitetura do currículo  voltado para uma formação geral e cultural; - levantar os alcances do curso quanto à inclusão social e combate à autoexclusão; - conhecer a avaliação dos alunos sobre a formação recebida para prepará-los academicamente para a continuidade da formação profissional e a atuação como cidadão. A pesquisa se reveste de importância uma vez que a universidade ainda não se conhece como administradora de um curso de formação tão específica como é o objetivo do ProFIS. A metodologia utilizada foi diferenciada para cada um dos aspectos a ser avaliado e para cada grupo de sujeitos. Questionários para alunos, entrevistas para professores e coordenadores. Os resultados demonstram a satisfação dos alunos, as boas considerações feitas ao design do curso pelos professores e coordenadores, a efetiva inclusão que proporciona a esse grupo tão específico de clientela universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabete Monteiro Aguiar Pereira, Universidade Estadual de Campinas

Professora Titular da Faculdade de Educação da Unicamp. Recebeu o Prêmio Zeferino Vaz em 2014. Coordenadora o GIEPES Nacional - Grupo Internacional de Estudos e Pesquisa sobre Educação Superior e trabalha as linhas de pesquisa: políticas da educação superior; filosofia e currículo da educação superior; inovação curricular; educação geral; reformas universitárias. Foi Assessora da Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp (1998-2002); Coordenadora Associada da Pós-Graduação da Faculdade de Educação- Unicamp (2010-2012). Tem livros e artigos publicados nacionalmente e internacionalmente com as temáticas das linhas de pesquisa.

Publicado
2016-05-07
Como Citar
Pereira, E. M. A. (2016). Inovação e inclusão: uma integração em favor dos alunos de escola pública na universidade. Revista Internacional De Educação Superior, 2(1), 175-190. https://doi.org/10.22348/riesup.v2i1.7538
Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)