O curso de licenciatura em pedagogia: uma análise das adequações normativas e curriculares

  • Debora Cristina Jeffrey Universidade Estadual de Campinas
  • Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis Universidade Estadual de Campinas
  • Luciane Grandin Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Pedagogia. Licenciatura. Formação de professores. Política educacional.

Resumo

O Curso de Licenciatura em Pedagogia, entre os anos de 2002 e 2015, tem sido influenciado por normativas nacionais que induzem a constituição de um modelo de formação profissional, sem que se estabeleça uma relação à política de formação de professores no Brasil. Neste sentido, o artigo problematiza o processo de adequação normativa e curricular envolvendo o Curso em questão, destacando as principais concepções de formação de professores no país e sua influência em determinações legais e curriculares, a trajetória da legislação na última década, produzida pelo Conselho Nacional de Educação e os núcleos de formação enfatizados. A fim de auxiliar a análise, é retratado o caso de um Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma Universidade Estadual de São Paulo e sua dinâmica interna para atender às adequações normativas e curriculares estabelecidas nos últimos anos. Evidencia-se que, houve um número significativo de orientações normativas em âmbito nacional referente aos Cursos de Licenciatura no país. Essas orientações, por sua vez, influenciam diretamente a constituição dos projetos pedagógicos dos Cursos de Licenciatura, sem que a formulação de uma agenda e a constituição de uma política de formação de professores fossem efetivamente implementados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Debora Cristina Jeffrey, Universidade Estadual de Campinas

Professora Livre Docente (MS5.1) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação, Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE). Coordenadora do Curso de Pedagogia (UNICAMP). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE). Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006) e Livre-Docente na área de Política Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, análise de políticas e programas educacionais, avaliação sistemas educativos, gestão educacional e educação de jovens e adultos.

Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Pedagogia pela PUC-Campinas (2004), mestrado em Educação pela PUC-Campinas (2007), graduação em Direito pela PUC-Campinas (2009) e doutorado em Educação pela UNICAMP (2012). Atualmente é professora MS 3.1 da UNICAMP, Coordenadora Associada do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UNICAMP (gestão 2016-2017), pesquisadora do Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional - LaPPlanE, bem como do Laboratório de Gestão Educacional - LAGE, ambos da Faculdade de Educação da UNICAMP, e do Laboratório de Ensinagem de Redes Técnicas e Sustentabilidade Socioambiental - FLUXUS da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP. É professora convidada da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales - FLACSO/Argentina junto à Área de Estudios Latinoamericanos -ADELA. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, políticas públicas, direito e educação ambiental.

Luciane Grandin, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1999). É Mestre em Educação, na área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores pela Faculdade de Educação da mesma Universidade. Atualmente, é pedagoga da Coordenação de Graduação da FE / UNICAMP. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, educação de jovens e adultos, formação de professores.

Publicado
2016-09-30
Como Citar
Jeffrey, D. C., Assis, A. E. S. Q., & Grandin, L. (2016). O curso de licenciatura em pedagogia: uma análise das adequações normativas e curriculares. Revista Internacional De Educação Superior, 2(2), 291-310. https://doi.org/10.22348/riesup.v2i2.7621
Seção
Artigos