O curso de licenciatura em pedagogia: uma análise das adequações normativas e curriculares
DOI:
https://doi.org/10.22348/riesup.v2i2.7621Palavras-chave:
Pedagogia. Licenciatura. Formação de professores. Política educacional.Resumo
O Curso de Licenciatura em Pedagogia, entre os anos de 2002 e 2015, tem sido influenciado por normativas nacionais que induzem a constituição de um modelo de formação profissional, sem que se estabeleça uma relação à política de formação de professores no Brasil. Neste sentido, o artigo problematiza o processo de adequação normativa e curricular envolvendo o Curso em questão, destacando as principais concepções de formação de professores no país e sua influência em determinações legais e curriculares, a trajetória da legislação na última década, produzida pelo Conselho Nacional de Educação e os núcleos de formação enfatizados. A fim de auxiliar a análise, é retratado o caso de um Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma Universidade Estadual de São Paulo e sua dinâmica interna para atender às adequações normativas e curriculares estabelecidas nos últimos anos. Evidencia-se que, houve um número significativo de orientações normativas em âmbito nacional referente aos Cursos de Licenciatura no país. Essas orientações, por sua vez, influenciam diretamente a constituição dos projetos pedagógicos dos Cursos de Licenciatura, sem que a formulação de uma agenda e a constituição de uma política de formação de professores fossem efetivamente implementados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-30
Como Citar
JEFFREY, D. C.; ASSIS, A. E. S. Q.; GRANDIN, L. O curso de licenciatura em pedagogia: uma análise das adequações normativas e curriculares. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 291–310, 2016. DOI: 10.22348/riesup.v2i2.7621. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650552. Acesso em: 9 fev. 2023.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.