Bookline: uma ferramenta tecnológica a serviço da avaliação de trabalhos científicos em eventos acadêmicos

  • Cênio Back Weyh Universidade regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI
  • Fernando Luis Oliveira Universidade regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI
Palavras-chave: Tecnologia e Educação. Software. Evento Científico. Avaliação.

Resumo

O uso das tecnologias vem sendo cada vez mais frequente no ensino. Os softwares que facilitam o trabalho docente enquanto recursos tecnológicos também podem ser utilizados para as demais faces da educação. Os eventos científicos são fundamentais para o aprendizado discente, característico no ensino superior. Considerando-se a complexidade em coordenar um evento pela quantidade de pessoas envolvidas, os meios de envio dos trabalhos para análise e sua avaliação durante o encontro buscou-se introduzir ferramentas tecnológicas. Neste sentido, desenvolveu-se um software para gerenciar eventos científicos provendo uma interface para organização da avaliação de trabalhos e critérios de avaliação, bem como a gerência de avaliadores e suas áreas temáticas de atuação. O software intitulado Bookline foi projetado para ambientes móveis, possibilitando aos avaliadores liberdade para se locomoverem livremente durante as avaliações, recebendo informações adicionais sobre cada critério de avaliação, a fim de viabilizar o mais amplo espectro na constituição da nota do trabalho. Ao final das avaliações, o avaliador enviou suas considerações ao servidor central, que processou e compilou seus dados e dos demais avaliadores identificando se o trabalho foi aceito.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cênio Back Weyh, Universidade regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI
Doutor em Educação (2005) pelo Programa de Pó-Graduação em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Mestre em Educação (1993) pela Universidade Federal de Santa Maria; Especialista em Educação pela FUNDAMES / URI (1987); Graduação em Pedagogia(1983) e Graduação em Filosofia (1984), ambas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Atualmente é docente titular do PPG - Mestrado Acadêmico em Educação - URI - Campus Frederico Westphalen; docente titular do PPG - Mestrado Profissional - Universidade Regional Integrado do Alto Uruguai e das Missões - Câmpus de Santo Ângelo; Coordenador e docente do Curso de Pedagogia - Universidade Regional Integrado do Alto Uruguai e das Missões. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, paulo freire, educação popular, democracia e escola.
Fernando Luis Oliveira, Universidade regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI

Especialista em Desenvolvimento de Software e Novas Tecnologias. Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ensino Científico e Tecnológico – Mestrado Profissional. É professor efetivo do Instituto Federal Farroupilha – câmpus São Borja.

Programa de Pós-Graduação em Ensino Científico e Tecnológico – Mestrado Profissional

Publicado
2016-12-23
Como Citar
Weyh, C. B., & Oliveira, F. L. (2016). Bookline: uma ferramenta tecnológica a serviço da avaliação de trabalhos científicos em eventos acadêmicos. Revista Internacional De Educação Superior, 2(3), 501-517. https://doi.org/10.22348/riesup.v2i3.7679