O mecanismo experimental de acreditação do Mercosul (MEXA): a construção de um processo regional de certificação de qualidade de cursos de graduação

  • Gabriella de Camargo Hizume Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Gladys Beatriz Barreyro Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Mercosul. Mexa. Certificação de qualidade. Educação superior.

Resumo

Este estudo objetiva apresentar e analisar a elaboração e o desenvolvimento do Mecanismo Experimental (Mexa) que deu origem ao processo regional de acreditação de cursos universitários do Mercado Comum do Sul (Mercosul). Para tanto, abordaram-se a concepção de seu desenho, sua aplicação, seus impactos e suas contribuições para o estabelecimento do Sistema de Acreditação Regional de Cursos Universitários. Metodologicamente, a pesquisa se baseou em análise documental e em entrevistas realizadas com sujeitos que participaram da elaboração e/ou aplicação do Mecanismo, enfocando-se a atuação dos Estados-membro originários do bloco. Aferiu-se que se por um lado é possível considerar que o Mexa favoreceu  a cultura da avaliação e da acreditação do ensino superior na região, trazendo como logro a construção conjunta de todo o processo por seus participantes, por outro, as limitações de seu caráter experimental eivaram de vícios o processo regional, obstaculizando sua aplicação em larga escala.

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Biografia do Autor

Gabriella de Camargo Hizume, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Docente do Curso de Direito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Desenvolve pesquisa em Direito Internacional e Educação Superior.
Gladys Beatriz Barreyro, Universidade de São Paulo
Doutora em educação e professora da Universidade de São Paulo, na EACH. Atua também nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Integração da América Latina da USP. Desenvolveu pesquisa pós-doutoral no Center for International Higher Education, no Boston College, EUA (com apoio da CAPES) e foi professora visitante no Centre for Globalisation, Education and Social Futures na University of Bistol, UK. É membro da rede Universitas/BR do GT11 Educação superior, vinculado à ANPED e do Grupo de Trabalho de CLACSO Universidad y políticas de educación superior (2016-2019). Atua na área de educação, especialmente com políticas e avaliação da educação superior, nas escalas global, regional e nacional. Coordenou duas pesquisas sobre essas temáticas com financiamento da FAPESP e do CNPQ e participou de quatro pesquisas sobre o assunto na rede Universitas BR com apoio da CAPES e do CNPQ. Fez parte com a equipe do GEPPHAES de pesquisa apoiada pelo setor educacional do Mercosul via Ministerio da Educação da Argentina,
Publicado
2017-04-26
Como Citar
Hizume, G. de C., & Barreyro, G. B. (2017). O mecanismo experimental de acreditação do Mercosul (MEXA): a construção de um processo regional de certificação de qualidade de cursos de graduação. Revista Internacional De Educação Superior, 3(1), 46-65. https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7680