O financiamento da educação superior no limiar do século XXI: o caminho da mercantilização da educação

Autores

  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo
  • Diego Bechi Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7688

Palavras-chave:

Educação superior. Financiamento. Mercantilização da educação

Resumo

O artigo apresenta um panorama do financiamento da educação superior no Brasil no contexto de sua expansão que vem ocorrendo nas últimas duas décadas. Os autores indicam que há uma forte e perceptível tendência à mercantilização da educação decorrente da forma como as políticas educacionais vêm sendo conduzidas pelo governo brasileiro, como parte da lógica neoliberal e pela pressão dos organismos multilaterais. O artigo inicia apresentando (1) as fontes de recursos das instituições públicas e privadas, para em seguida analisar de que forma (2) as estimativas do investimento público indicam sinais da mercantilização da educação superior. O artigo é resultado parcial do projeto de pesquisa vinculado à Rede de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (REPES), cadastrado junto ao CNPq.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (Ufrgs), Mestre em Filosofia do Conhecimento (Pucrs), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena os projetos de Pesquisa Pragmatismo, filosofia e educação: as interfaces entre experiência, reflexão e políticas de ensino (em andamento desde 2008) e o projeto Improvisação docente no contexto da expansão da Educação Superior (em andamento desde março de 2012). Além de diversas publicação em várias editoras, pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (lançado em 2011), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (lançado em 2012) e Leituras sobre Richard Rorty e a educação (lançado em 2013). E-mail: altairfavero@gmail.com

Diego Bechi, Universidade de Passo Fundo

Doutorando em Educação pelo PPGEDU da Universidade de Passo Fundo, Mestre em Educação (bolsista Capes) pelo Programa de Pós-graduação em Educação, especialista em Metodologia para o Ensino da Filosofia e graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Integrante do grupo de pesquisa Pragmatismo, filosofia e educação: as interfaces entre experiência, reflexão e políticas de ensino, atua desde 2004 como professor da rede municipal de ensino de Tapejara/RS.

E-mail: diego_bechi@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2017-04-26

Como Citar

FÁVERO, A. A.; BECHI, D. O financiamento da educação superior no limiar do século XXI: o caminho da mercantilização da educação. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 90–113, 2017. DOI: 10.22348/riesup.v3i1.7688. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650577. Acesso em: 8 dez. 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)