Banner Portal
O financiamento da educação superior no limiar do século XXI: o caminho da mercantilização da educação
PORTUGUÊS

Palavras-chave

Educação superior. Financiamento. Mercantilização da educação

Como Citar

FÁVERO, Altair Alberto; BECHI, Diego. O financiamento da educação superior no limiar do século XXI: o caminho da mercantilização da educação. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 90–113, 2017. DOI: 10.22348/riesup.v3i1.7688. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650577. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O artigo apresenta um panorama do financiamento da educação superior no Brasil no contexto de sua expansão que vem ocorrendo nas últimas duas décadas. Os autores indicam que há uma forte e perceptível tendência à mercantilização da educação decorrente da forma como as políticas educacionais vêm sendo conduzidas pelo governo brasileiro, como parte da lógica neoliberal e pela pressão dos organismos multilaterais. O artigo inicia apresentando (1) as fontes de recursos das instituições públicas e privadas, para em seguida analisar de que forma (2) as estimativas do investimento público indicam sinais da mercantilização da educação superior. O artigo é resultado parcial do projeto de pesquisa vinculado à Rede de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (REPES), cadastrado junto ao CNPq.

https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7688
PORTUGUÊS

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.