A EaD como renovação do mercado educacional brasileiro do nível superior

  • Alexandre Marinho Pimenta Universidade de Brasília
Palavras-chave: Educação a Distância, Educação superior, Mercado Educacional

Resumo

A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade educacional que tem crescido vertiginosamente no Brasil, sobretudo no nível superior, viabilizada pelas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs). Buscando se afastar do discurso ideológico que circula tal modalidade, analisaremos o atual papel da EaD no sistema de educação superior brasileiro, cujo mercado educacional é altamente consolidado e financeirizado. Para isso, partimos de uma compreensão crítica sobre a educação numa sociedade capitalista, além do uso de dados históricos e conjunturais de nosso sistema. Ao final, pode-se indicar a EaD como um mecanismo de renovação do mercado educacional do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Marinho Pimenta, Universidade de Brasília
Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UnB), na linha de pesquisa Educação, Ciência e Tecnologias. Atualmente é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (UnB), do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Materialismo Histórico-Dialético e Educação (UnB) e da Revista Crítica do Direito.
Publicado
2017-07-04
Como Citar
Pimenta, A. M. (2017). A EaD como renovação do mercado educacional brasileiro do nível superior. Revista Internacional De Educação Superior, 3(2), 308-321. https://doi.org/10.22348/riesup.v3i2.7762