Banner Portal
A EaD como renovação do mercado educacional brasileiro do nível superior
PDF

Palavras-chave

Educação a Distância
Educação superior
Mercado Educacional

Como Citar

PIMENTA, Alexandre Marinho. A EaD como renovação do mercado educacional brasileiro do nível superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 308–321, 2017. DOI: 10.22348/riesup.v3i2.7762. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650606. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade educacional que tem crescido vertiginosamente no Brasil, sobretudo no nível superior, viabilizada pelas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs). Buscando se afastar do discurso ideológico que circula tal modalidade, analisaremos o atual papel da EaD no sistema de educação superior brasileiro, cujo mercado educacional é altamente consolidado e financeirizado. Para isso, partimos de uma compreensão crítica sobre a educação numa sociedade capitalista, além do uso de dados históricos e conjunturais de nosso sistema. Ao final, pode-se indicar a EaD como um mecanismo de renovação do mercado educacional do país.

https://doi.org/10.22348/riesup.v3i2.7762
PDF

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.