A natureza da gestão universitária: influência de aspectos político-institucionais, econômicos e culturais

  • Raimunda Maria da Cunha Ribeiro Universidade Estadual do Piaui
Palavras-chave: Gestão universitária. Natureza da gestão. Missão da universidade.

Resumo

A universidade é um propício espaço de produção de conhecimento, para contribuir com a busca de soluções para os problemas que mais atingem a humanidade. O objetivo deste estudo nos remete a analisar a natureza da gestão da universidade pública no Brasil, assim como identificar os condicionantes político-institucionais e culturais presentes no discurso institucional de forma a compreender a natureza, os princípios, os objetivos e as finalidades e a missão desta instituição. Para tanto, dividimos a pesquisa em duas etapas: a primeira etapa trata de uma análise de cunho teórico, a partir de um levantamento de produções acadêmico-científicas na base de dados da Capes (3 dissertações) e Scielo (4 artigos) entre os anos 2011 e 2016; a segunda etapa é o resultado de um estudo analítico, a partir de documentos institucionais das universidades pesquisadas (federais e estaduais sediadas nas capitais), o Estatuto e o Plano de Desenvolvimento Institucional sobre: princípios, objetivos e finalidade e missão. Os resultados apontam que a natureza a gestão universitária é construída segundo condicionantes político-institucionais, econômicos e culturais; e que estão articulados de forma a delinear a estrutura e funcionamento da gestão, como também de toda a política universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimunda Maria da Cunha Ribeiro, Universidade Estadual do Piaui
Possui Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1996), Especialização em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília (2000), Especialização em Gestão Escolar pela Faculdade de Ciências da Bahia (2011), Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2003), Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental (2008), Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professora Adjunto Nível I - DE da Universidade Estadual do Piauí, no campus de Corrente-PI, do curso de Pedagogia. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Defendeu a Tese "Responsabilidade social universitária e a formação cidadã. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino superior, políticas educacionais, universidade, responsabilidade social, gestão educacional.
Publicado
2017-07-15
Como Citar
Ribeiro, R. M. da C. (2017). A natureza da gestão universitária: influência de aspectos político-institucionais, econômicos e culturais. Revista Internacional De Educação Superior, 3(2), 357-378. https://doi.org/10.22348/riesup.v3i2.7787