Banner Portal
A natureza da gestão universitária: influência de aspectos político-institucionais, econômicos e culturais
PDF

Palavras-chave

Gestão universitária. Natureza da gestão. Missão da universidade.

Como Citar

RIBEIRO, Raimunda Maria da Cunha. A natureza da gestão universitária: influência de aspectos político-institucionais, econômicos e culturais. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 357–378, 2017. DOI: 10.22348/riesup.v3i2.7787. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650609. Acesso em: 20 maio. 2024.

Resumo

A universidade é um propício espaço de produção de conhecimento, para contribuir com a busca de soluções para os problemas que mais atingem a humanidade. O objetivo deste estudo nos remete a analisar a natureza da gestão da universidade pública no Brasil, assim como identificar os condicionantes político-institucionais e culturais presentes no discurso institucional de forma a compreender a natureza, os princípios, os objetivos e as finalidades e a missão desta instituição. Para tanto, dividimos a pesquisa em duas etapas: a primeira etapa trata de uma análise de cunho teórico, a partir de um levantamento de produções acadêmico-científicas na base de dados da Capes (3 dissertações) e Scielo (4 artigos) entre os anos 2011 e 2016; a segunda etapa é o resultado de um estudo analítico, a partir de documentos institucionais das universidades pesquisadas (federais e estaduais sediadas nas capitais), o Estatuto e o Plano de Desenvolvimento Institucional sobre: princípios, objetivos e finalidade e missão. Os resultados apontam que a natureza a gestão universitária é construída segundo condicionantes político-institucionais, econômicos e culturais; e que estão articulados de forma a delinear a estrutura e funcionamento da gestão, como também de toda a política universitária.

https://doi.org/10.22348/riesup.v3i2.7787
PDF

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.