O ensino na educação superior: uma análise da metodologia “trezentos” e sua relação com a pedagogia histórico-crítica

  • Liliam Faria Porto Borges Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Vanice Schossler Sbardelotto Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Palavras-chave: Metodologia “Trezentos”. Pedagogia Histórico-Crítica. Aprendizagem. Ensino. Educação Superior.

Resumo

O artigo apresenta uma análise da metodologia de ensino “Trezentos”, desenvolvida pelo Professor Doutor Ricardo Ramos Fragelli, da UnB, desde 2013, no tange a relação existente entre essa metodologia de ensino empregada na Educação Superior e as pedagogias, aqui entendidas, como progressistas, particularmente a Pedagogia Histórico-Crítica, formulada e divulgada no Brasil por Dermeval Saviani. A metodologia ativa desenvolvida pelo Professor Fragelli se sustenta na admissão da possibilidade de aprendizagem de todos os estudantes e defende a necessária mediação docente para que esta ocorra de forma satisfatória, com isso, produzindo bons resultados de aprendizagem e aproveitamento destacado em área com recorrente fracasso dos estudantes na Educação Superior. 

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Biografia do Autor

Liliam Faria Porto Borges, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação

Docente Adjunto da Unioeste - Programa de Pós-Graduação em Educação

Vanice Schossler Sbardelotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Possui graduação em Pedagogia (2000), Especialização em Fundamentos da Educação (2003) e Mestrado em Educação (2009) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia, na Unioeste, Campus Francisco Beltrão, linha de Educação e Ensino de Geografia. Atuou como professora e pedagoga na educação básica e superior. Atualmente é professora do curso de Pedagogia da Unioeste/Francisco Beltrão e Assessora Pedagógica da Unioeste/Campus Francisco Beltrão. Membro dos Grupos de Pesquisa Sociedade, Trabalho e Educação; Educação Superior, formação e trabalho docente; e Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas - Unioeste-Francisco Beltrão. Tem experiência na área de Educação: docência, coordenação, assessoria pedagógica, formação continuada de docentes na educação básica e educação superior. Pesquisa os seguintes temas: teoria do currículo, multiculturalismo e pós-modernismo, formação de professores, formação do pedagogo para o ensino nos anos iniciais do ensino fundamental e atuação do docente da Educação superior no contexto da expansão deste nível de ensino.
Publicado
2017-08-08
Como Citar
Borges, L. F. P., & Sbardelotto, V. S. (2017). O ensino na educação superior: uma análise da metodologia “trezentos” e sua relação com a pedagogia histórico-crítica. Revista Internacional De Educação Superior, 3(3), 468-477. https://doi.org/10.22348/riesup.v3i3.7768

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