Condicionantes sociais, lógica das práticas e elementos constitutivos do habitus acadêmico-científico do estudante da pós-graduação

  • Maísa Aparecida Oliveira Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Maria Cristina Silveira Galan Fernandes Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Estudante da pós-graduação. Habitus. Campo científico. Produção de conhecimento.

Resumo

O artigo busca compreender a atuação do estudante da pós-graduação, tendo como foco o desenvolvimento de elementos constitutivos do habitus acadêmico-científico. A pesquisa apresentou natureza quali-quantitativa e foi realizada em duas universidades públicas. Os participantes da pesquisa responderam um questionário on-line e uma entrevista semiestruturada. Elementos da origem cultural e social dos agentes são evidenciados em suas trajetórias escolares, ações, estratégias e posições hierárquicas estabelecidas no campo da pós-graduação. A concepção da educação como possibilidade de ascensão e manutenção social está presente no ideário das famílias. Os estudantes pertencentes às classes desprivilegiadas culturalmente se esforçaram para se adequarem ao capital cultural e escolar dominantes. Os estudantes que possuem privilégios sociais utilizam o capital cultural incorporado por suas famílias como estratégia para manutenção no campo. Os resultados indicam a construção de uma nova configuração cultural no âmbito universitário em que o processo de construção do habitus do estudante é mediado pelas múltiplas relações sociais e institucionais estabelecidas no campo acadêmico-científico, trazendo, assim, implicações na socialização dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maísa Aparecida Oliveira, Universidade do Estado de Minas Gerais
Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e Mestre em Educação pela mesma instituição. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é docente da Universidade do Estado de Minas Gerais.
Maria Cristina Silveira Galan Fernandes, Universidade Federal de São Carlos
Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos, Brasil. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista de Araraquara, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Sociologia, Trabalho e Educação. 
Publicado
2017-09-12
Como Citar
Oliveira, M. A., & Fernandes, M. C. S. G. (2017). Condicionantes sociais, lógica das práticas e elementos constitutivos do habitus acadêmico-científico do estudante da pós-graduação. Revista Internacional De Educação Superior, 3(3), 478-493. https://doi.org/10.22348/riesup.v3i3.7777