Democratização da educação superior brasileira: do acesso ao compromisso com o sucesso acadêmico

  • Elisa Ustárroz Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Sérgio Feldmann de Quadros Universidade Estadual de Campinas
  • Marilia Costa Morosini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Sucesso acadêmico. Educação superior. Democratização. CONAE. PNE.

Resumo

O presente artigo parte da premissa de que, para além do compromisso com o acesso, a democratização da Educação Superior pressupõe um compromisso com o sucesso acadêmico dos estudantes. O que tem sido entendido por sucesso acadêmico no bojo do processo de democratização da Educação Superior é a pergunta que impulsiona a presente investigação. Objetiva-se desvelar alguns dos sentidos em que essa expressão tem sido empregada nos discursos dos diferentes atores que participam, direta ou indiretamente, no debate dos temas educacionais. Foram tomadas como objeto da análise, primeiramente, algumas produções acadêmicas sobre o tema e, em um segundo momento, os documentos da Conferência Nacional de Educação (CONAE) e os Planos Nacionais da Educação (PNE). O exame de tais documentos à luz das categorias emergentes – integralização curricular; vida universitária; competências; e cidadania – permitiu verificar que o sucesso acadêmico tem sido compreendido de maneira ampla, incorporando noções de, pelo menos, três das categorias. Integralização curricular, vida universitária e cidadania aparecem tanto na produção acadêmica quanto nos documentos analisados, o que nos faz pensar que estamos no caminho certo no que diz respeito a concepção de sucesso acadêmico que nos orienta. Resta saber quais são as ações políticas e estratégias institucionais que estão sendo efetivadas para criar oportunidades de sucesso para um maior número de estudantes, bem como a que concepção de sucesso tais ações políticas e estratégias institucionais estão vinculadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisa Ustárroz, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Direito pela Universidade de Lisboa. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Bolsista integral CAPES/Prosup e bolsista CAPES/PDSE Processo n. 88881.133548/2016-01.
Sérgio Feldmann de Quadros, Universidade Estadual de Campinas
Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas. Licenciado em Pedagogia pelo Instituto Federal Catarinense.
Marilia Costa Morosini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Professora titular da Escola de Humanidades da PUCRS, no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq Nível 1A.
Publicado
2017-08-08
Como Citar
Ustárroz, E., Quadros, S. F. de, & Morosini, M. C. (2017). Democratização da educação superior brasileira: do acesso ao compromisso com o sucesso acadêmico. Revista Internacional De Educação Superior, 3(3), 538-562. https://doi.org/10.22348/riesup.v3i3.7790